• Encontro Conselho CSA •
09 de abril de 2012

Conselho de Sanidade Agropecuária de Boa Esperança do Iguaçu realizou encontro para discutir Sanidade Animal e Vegetal

Ervino Alberton Vice Prefeito e Presidente do Cons
O Presidente do Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária de Boa Esperança do Iguaçu o Vice Prefeito Ervino Alberton reuniu conselheiros, equipe do Departamento de Agropecuária e Líderes Comunitários para discutir Sanidade Animal e Vegetal no Município.

O Encontro aconteceu na Câmara de Vereadores no dia 04 de abril de 2012, com inicio as 09:30 horas e teve como uma das convidadas a palestrar na ocasião a Médica Veterinária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAB unidade de Dois Vizinhos Dra. Kathia Formighieri que juntamente com o Técnico Agrícola da mesma unidade Salatiel Turra trataram de assuntos como Orientação para a realização de Exames no rebanho bovino para diagnóstico da tuberculose e demais procedimentos com relação a essa doença, Brucelose orientação aos agropecuaristas com relação a obrigatoriedade na realização de exames e vacinação do rebanho e a legislação estadual que trata do assunto.

Valmor Tessaro Diretor do Departamento Municipal de Agropecuária lembrou ainda que foi tratado na ocasião também a forma como será realizada no próximo mês de maio de 2012 a 1ª Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa desse ano, acontece de 1º a 20 de maio, será vacinação assistida por vacinadores e devem nessa campanha serem obrigatóriamente vacinados os animais bovinos com idade entre 00 e 02 anos, a legislação federal, estadual e municipal que trata desse assunto também foi debatida pelos presentes. Ele finalizou lembrando que maiores informações com relação a esses temas podem ser obtidos com a Responsável pelo Posto de Atendimento da SEAB no Município Solange Borsatto Biavatti e com a Equipe de Técnicos do Departamento de Agropecuária.

Outro tema tratado no encontro foi com relação ao uso correto de agrotóxicos e defensivos agrícolas e pecuários sendo que as orientações nesse sentido foram repassadas pela Engenheira Agrônoma Ellis Cristina Picinini do Departamento de Sanidade Vegetal – DSV da Seab Regional de Francisco Beltrão. Assunto este também de suma importância quando tratamos da questão ambiental no caso do uso dos agrotóxicos, mas de importância ainda maior quando tratamos da saúde do nosso produtor rural e de sua família ponderou o Presidente do CSA do Município o Vice Prefeito Ervino Alberton.