• 18 de Maio - Dia de Combate •
18 de maio de 2012

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescente foi movimentado em Boa Esperança do Iguaçu

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, foi movimentado em Boa Esperança do Iguaçu, com atividades sendo realizadas durante todo o dia.

Pela manhã as 09:00 horas, saindo do Bairro Vila Nova uma passeata atravessou a cidade até a Praça Municipal Maria Francisca da Silva onde as atividades continuaram durante todo dia.

A passeata teve a participação das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança, de crianças e adolescentes da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, da Escola de Educação Especial Raio de Luz da Apae e do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu além de professores, funcionários, direção e da Comunidade que foi convidada a participar das atividades que foram organizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, pelos Conselheiros Tutelares que tem como Presidente Eliane Moscon da Rocha, com o apoio das Escolas, da Polícia Militar, do Executivo Municipal e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que tem como Presidente a Psicóloga Simone Regina Cousseau, registrou essa informação Odilmara Terezinha Dreves Freitas 1ª Dama e Secretária de Assistência Social.

A data 18 de maio, foi criada pela Federal 9.970 de 17 de maio de 2000, que assinada pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso lembrava fato ocorrido na cidade de Vitória no Estado do Espírito Santo onde em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família tradicional capixaba. Muita gente na época acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o desaparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido e encontrado em uma movimentada rua da cidade de Vitória. O silencio da sociedade capixaba acabou por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos por festas e uso de drogas e álcool nos quais eram viciados. Apesar da cobertura da mídia e do empenho de muitos o caso ficou impune, causando até hoje revolta e indignação, o corpo de Araceli só foi sepultado 03 anos depois de sua morte.

O Dia 18 de maio foi criado em 1998 em um encontro na Bahia onde mais de 80 entidades nacionais e internacionais ligadas a crianças e adolescentes decidiram criar esta data e homenagear uma das muitas vítimas. Já o Projeto de Lei oficializando esse dia é da então Deputada Rita Camata do PMDB do Espírito Santo lembrou o Prefeito Claudemir Freitas que esteve presente na abertura da caminhada, a Deputada era Presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.

E dessa forma entidades, organizações, poder público e comunidade de Boa Esperança do Iguaçu manifestaram-se com relação a conscientização e ao combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Fotos Anderson Rodrigo Gr