• Investimento em Caprinocultura •
22 de maio de 2012

A Caprinocultura é fonte de renda e diversificação da propriedade em Boa Esperança do Iguaçu

Produtores Rurais e Agropecuarista de Boa Esperança do Iguaçu vem desde o ano de 2009 investindo em caprinocultura como fonte de renda e diversificação da produção e da fonte de renda nas propriedades do Município.

O Departamento Municipal de Agropecuária, juntamente com a Emater do Município e através do Governo do Estado do Paraná já fizeram a entrega de 09 reprodutores da raça Bôer tipo carne, registrou o Diretor Municipal de Agropecuária Valmor Tessaro. Que lembrou ainda que os animais entregues vieram com a qualidade do IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná.

Receberam os reprodutores os seguintes produtores rurais Leonilço Antonio Biavatti de Linha Biavatti, Jauri da Rocha e Janir Pizzato da Comunidade de São Luiz do Iguaçu, Marildo Montovanello e Anacleto Trombeta de Fazenda Veroneze – Vai Quem Quér, Jacir Beletini de Linha Beletini, Antonio Jacir Mai da Comunidade de Vai Já e em abril desse ano o último produtor a receber o seu caprino foi Rafael Martins Duarte. Registrou o Técnico do Instituto Emater no Município Valdisio Candido Moreira, que lembrou ainda que a distribuição dos reprodutores é feita dentro do Programa Estadual de Apoio a Estrutura das Cadeias Produtivas na área da Ovinocultura e Caprinocultura.

A última entrega feita em Boa Esperança do Iguaçu foi no mês de abril e recentemente foram feitas entregas na propriedade do Senhores Cassemiro Mai e Antonio Jacir Mai e familiares onde foi servido almoço a todos os presentes a base da carne suína e de caprinos ambas produzidas na propriedade na ocasião um vinho tinto de fina qualidade também foi servido a todos e o mesmo também é de produção da família.

O Prefeito Claudemir Freitas lembra que a carne caprina é considerada carne nobre e o seu consumo recomendado, ele destaca ainda o valor comercial da carne caprina girando em torno de 15,00 reais o kilo conforme relatos de caprinocultores do Município. O Prefeito finalizou destacando o empenho e a iniciativa da Equipe da sua Administração em novos projetos e dos nossos Produtores Rurais e buscar sempre alternativas viáveis e rentáveis e nesse caso a caprinocultura tem se destacado, hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE a produção caprina no Município é de acima de 500 animais e a criação e produção vem crescendo anualmente, registrou o chefe do Executivo Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Fotos Equipe da Emater e