• Concurso de Redução de Perdas •
26 de maio de 2012

Boa Esperança do Iguaçu participou do 2º Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita da Soja

Produtores Rurais do Município de Boa Esperança do Iguaçu participaram do 2º Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita da Soja organizado no Município pelo Instituto Emater juntamente com o Departamento Municipal de Agropecuária.

O Concurso é promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná – Seab, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Entidades Públicas e Privadas e Prefeituras Municipais.

Objetivo do Concurso é o de dar ampla conscientização aos produtores rurais e respectivos operadores da região Sudoeste, quanto às perdas ocorridas na colheita da 1ª Safra 2011/2012, considerando a grande importância econômica da redução de perdas para todos os 42 municípios que compõem a região Sudoeste do Estado.

A média de perdas da região é de 2,5 sacas por há de produto colhido. O município de Boa Esperança do Iguaçu ficou com média de 1,57 sacas de perca por hectare o que é muito bom segundo informações do Técnico da Emater Valdisio Candido Moreira, pois a perca aceitável pela Embrapa é de 1 saca por há. O produtor com menor perda no Município foi André Borsa com 0,54 sacas perdidas por hectare. Os produtores participantes foram saudados ainda pela iniciativa pelo Prefeito Claudemir Freitas.

O resultado final do concurso aconteceu no ultimo dia 18 de maio de 2012, no Santa Fé Clube de Campo, Bairro Aeroporto – Francisco Beltrão. Iniciou as 19:00 horas com a presença de Autoridades locais, regionais e estaduais, bem como a presença do Secretário de Agricultura do Estado, Noberto Ortigara.

Participaram do concurso 248 produtores inscritos da região, Boa Esperança do Iguaçu participou com 5 produtores inscritos sendo André Borsa da Comunidade de Canoas, Alfredo Romildo Schiochet de São Luiz do Iguaçu, José Valdecir Zorzan de Fazenda Veroneze – Vai Quem Quér, Leo Francisco Cantelli de Linha Vachin e Adair José Martins da Rocha de Cerro Azul, os quais responderam o convite de participação e coleta das amostras no período de Fevereiro a Março deste ano pela Comissão Municipal, composta por membros do Departamento de Agricultura, Emater, Safras Cerealista e Cooperativa Coasul, registrou o Diretor de Agropecuária Valmor Tessaro.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Fotos do Técnico Valmor A