• Crescimento, IDEB 2012! •
28 de agosto de 2012

Educação tem novo salto de qualidade, cresceu 35 por cento, é o 5º melhor do Sudoeste, em nível de primeiro mundo diz IDEB de Boa Esperança do Iguaçu

Divulgado recentemente o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do Ministério da Educação fez com que Boa Esperança do Iguaçu tivesse índice de desenvolvimento a nível de primeiro mundo, o resultado nessa avaliação foi de 6,6 é avaliado como de país desenvolvido. O IDEB faz parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação PDE.

O Município que estava com escola em nível de superação há alguns anos praticamente atingiu 11 anos antes a meta proposta pelo Governo Federal que seria de 6,2 em 2021. Já em 2009 a nota de 5,4 colocou o Município como o melhor do Paraná.

Na colocação geral o Município é o 5º melhor entre os 42 Municípios da AMSOP – Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná e o 3º em avaliação de crescimento em relação a nota do IDEB anterior Boa Esperança do Iguaçu cresceu 35% e ficou em 2º lugar entre os 07 Municípios que fazem parte do Núcleo regional de Educação de Dois Vizinhos. Sendo que em 2005 quando foi criado esse índice de avaliação pelo MEC tínhamos 4,1 de nota, em 2007 caímos na avaliação para 4,0 e em 2009 alcançamos 6,0 registrou a Diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura Ivanilde Vachin, que registrou ainda juntamente com a Diretora da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna Genessi dos Santos que a festa desse ano será para os alunos que participaram da avaliação, deles é o mérito registraram as Diretoras.

Já o Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu (ensino fundamental e médio) obteve 4,8 na nota de avaliação. A instituição segundo a Diretora Rozeli Julieta Biavatti Grassi tinha como meta do MEC 3,8 para 2011 e superou a meta proposta em 01 um ponto. Ela lembra ainda que o IDEB é uma forma de avaliação da qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas, e é o resultado da soma da Prova Brasil, com índices de aprovação, reprovação e abandono de cada escola.

O Secretário de Administração Antonio Bianchini que recebeu as diretoras ligadas a educação em seu gabinete e cumprimentando estas a pedido do Prefeito Claudemir Freitas que esta em período eleitoral estendeu cumprimentos a todas aquelas e aqueles ligados a educação. Disse ainda que em virtude do período eleitoral não será realizado carreata, más que os resultado e as comemorações devem mesmo ser feitas, não sei se todos estão feliz ainda existe aqueles e aquelas do quanto pior melhor, mas continuaremos investindo mais do que nunca em qualidade educacional, seja em qualificação e valorização dos nossos professores, em material, equipamentos, transporte, alimentação e tudo o que necessário for, parabéns a todos pela conquista, finalizou.