• Atividades Bolsa Família •
18 de setembro de 2012

Atividades do grupo de convivência, fortalecimento de vínculos, proteção e atendimento integral à família – PAIF de Boa Esperança do Iguaçu realizadas no mês de agosto

Grupo de convivência e fortalecimento de vínculos organizado em torno do serviço de proteção e atendimento integral à família – PAIF

TEMA: PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS.

RELATÓRIO:

Os beneficiários do Programa Bolsa Família e demais famílias em vulnerabilidade e risco social foram divididos em quatro grupos respeitando o território de abrangência do CRAS do Município de Boa Esperança do Iguaçu. Os grupos se configuram da seguinte forma:

Grupo Viver e Aprender – Munícipes da zona urbana;
Grupo União Faz a Força – Colônia Rica I e II, Linha Salvático, Piracema e Nossa Senhora do Carmo;
Grupo Unidos pela Paz – Linha Vachin, Cerro Azul e Linha Palmital;
Grupo Vamos Caminhar Juntos – Morro Azul, Fazenda Veronese, Boa Vista do Iguaçu e São Luiz do Iguaçu.

Neste mês foram realizados dois encontros, sendo estes nos dia 22 e 29 de agosto tendo dois grupos por encontro e perfazendo 122 (cento e vinte e dois) participantes.

O tema trabalhado no mês foi Prevenção ao Uso de Drogas. Este tema foi solicitado pelas participantes através da ficha de avaliação. Na roda de conversa foi falado sobre as principais drogas, tais como tabaco, alcool, medicamentos, maconha, cocaína e crack. Para cada droga mencionada também foi repassado aos participantes os principais sintomas e consequências, registrou a 1ª Dama e Secretária de Assistencia Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas.

A questão do envolvimento familiar com crianças e adolescentes foi amplamente discutida nesta atividade. Também foi abordado sugestões em como proceder em situações do dia-a-dia com crianças focando a prevenção ao uso de drogas, como também foi repassado aos participantes a importância do acompamento para com seus filhos, imposições de regras/limites, demonstração de afeto, respeito, bons exemplos, o incentivo e desenvolvimento da auto-estima, etc.

No final da atividade foi entregue a todos os participantes um panfleto informativo com telefones para denúncias e também orientações. No panfleto contém os seguintes números: 100 – Dique Direitos Humanos; 180- Central de Atendimento à Mulher e o número 181 – Narcodenúncia. Foi solicitado que os participantes liguem e denunciem toda vez que tiverem alguma informação sobre tráfico/venda de drogas, pois assim estarão contribuindo com a segurança de nosso município e também protegendo suas famílias.

Quanto a avaliação, os quesitos avaliados foram: cumprimento do horário; clareza na esposição do assunto; envolvimento dos participantes; ambiente adequado; se o tema trabalhado era importante; como se sentiram durante o encontro, o que acharam do lanche e a opinião ou sugestão dos participantes para os próximos encontros.
Os resultados dessas avaliações encontram-se em anexo a este relatório em forma de gráficos. Ainda com relação as avaliações, observou-se que a maioria dos participantes aprovou a atividade como um todo e sugeriram para os próximos encontros trabalhos com: artesanato, palestras infomartivas, curso de pintura, palestras sobre família, palestras sobre educação, continuar falando sobre drogas e que continue com as atividades como estão sendo desenvolvidas.

Boa Esperança do Iguaçu, 31 de Agosto de 2012.

Michelle Hoffmann Prado - Assistente Social - CRESS 7527

Simoni Regina Cousseau - Psicóloga - CRP 08/15928