• Crescimento: Em 2º no Paraná •
21 de setembro de 2012

Avaliação da FIRJAN do Rio de Janeiro indicou Boa Esperança do Iguaçu como 2º Município do Paraná em crescimento

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN – Fundação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país. Em Boa Esperança do Iguaçu o Prefeito em Exercício Ervino Alberton comemorou os resultados juntamente com o Prefeito Licenciado Claudemir Freitas que esta em período eleitoral. Os indicadores demonstram que o Município foi avaliado como o 2º melhor do Paraná em crescimento.

Segundo o Índice de Desenvolvimento Municipal IFDM no Estado do Paraná o Município é o 2º em crescimento levando em consideração crescimento em 03 áreas avaliadas: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Em saúde o município cresceu de acordo com a avaliação anterior 1,7% de 0,7829 para 0,7965, na área da educação cresceu 14,8% tinha como indicador 0,7028 e foi para 0,8071 e na área da geração de emprego e renda da população cresceu 75,7% tinha como indicador 0,2951 e foi para 0,5184.

De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Na edição 2011, a novidade é a redução da defasagem temporal entre a divulgação do IFDM e o ano a que se refere, de três para apenas dois anos. Isso foi possível pois o Datasus, braço estatístico do Ministério da Saúde, abreviou os prazos de tratamento e divulgação das estatísticas básicas. Logo, a edição 2011 faz referência ao ano de 2009 e traz em sua análise comparações com 2008.

Todas as informações referentes a esta pesquisa feita em todo o Brasil pela FIRJAN – Federação da Indústria do Rio de Janeiro estão no site da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu www.boaesperancadoiguacu.pr.gov.br e mostram claramente os resultados do crescimento do Município nas 03 áreas avaliadas fruto do trabalho da administração municipal, do investimento feito nesses setores e das políticas públicas para o aumento da geração de emprego e renda, na educação e na saúde do Município.