• Leite em 300 Propriedades •
25 de setembro de 2012

14 milhões de litros de leite são produzidos por ano em Boa Esperança do Iguaçu em mais de 300 propriedades

Fotos parcial da Equipe do Departamento Municipal
O Departamento de Agropecuária em parceria com o Departamento de Patrulhas Agrícolas da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu desenvolvem trabalho em conjunto com relação a área da produção de leite.

São produzidos no Município 14 milhões de litros de leite por ano, mensalmente as mais de 5.000 matrizes leiteiras produzem 1.166.000 mil litros de leite por mês, registrou o Diretor de Agropecuária Valmor Tessaro informações oficiais do Deral – Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAB finalizou Valmor.

Já o Diretor de Patrulhas Agrícolas Ivair Dreves lembra que o Município hoje possui 06 seis patrulhas agrícolas equipadas e diversas ensiladeiras que atendem os produtores rurais do Município com o custo da hora máquina de 35,00 reais bem abaixo do valor que o produtor pagaria se usasse as próprias máquinas e os seus equipamentos. Ivair registrou ainda que acima de 300 propriedades rurais que trabalham com produção de leite em sua maioria, também cada vez mais estão aderindo a produção de forragem ou silagem como é conhecido que é usado pelos produtores rurais principalmente para alimentar o rebanho no período de inverno ou durante estiagens prolongadas.

Ainda na área da produção de leite há que se destacar outra importante frente de atuação da administração municipal na melhoria da genética seja para o gado de corte ou de leite. Em 2009 quando assumiu o executivo municipal o Prefeito Claudemir Freitas atualmente licenciado e o Prefeito em Exercício Ervino Alberton já em maio de 2009 buscavam cumprir umas das propostas de campanha muito solicitada pelos agricultores a reativação do Programa de Inseminação Artificial – PIA. Registros do Departamento demonstram que entre 08 de maio de 2009 quando foi feita a primeira inseminação e o dia 18 de setembro de 2012 quando os dados foram fechados foram realizadas 2.865 inseminações.

Os Técnicos do Programa Rubens Dreves e Jacir Beletini destacam que aproximadamente 170 propriedades aderiram e trabalham atualmente com a inseminação artificial do seu rebanho. Eles destacam que a média mensal de inseminações é de 80 atendimentos mês. E finalizam comemorando um índice de prenhes de 78% dos procedimentos de inseminação com sucesso.

Já o Médico Veterinário do Município Jonas Jean Zarth destaca que 03 raças são oferecidas aos Agropecuaristas Gir Leiteiro, Holandês e Jersey além de outros que podem ser usados para gado de corte. O município subsidia o custo de todos os procedimentos e finalizou destacando a estrutura que o departamento tem a disposição do programa até telefone celular exclusivo para o atendimento dos agropecuaristas foi adquirido e fica ligado 24 horas disse ele.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Deral / SEAB