• Encerrado Programa Varejo Mais •
31 de outubro de 2012

Encerrado o Programa Varejo Mais em Ação realizado em conjunto Boa Esperança do Iguaçu e Cruzeiro do Iguaçu com Seminário Local e Palestra

Empresários de micro e pequenas empresas concluíram na segunda quinzena de outubro o Programa VarejoMAIS em Ação, promovido pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR. Durante quatro meses, 28 empresas de Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu receberam orientações em capacitações e consultorias que ajudaram a melhorar os negócios, da gestão ao atendimento. As associações comerciais dos dois municípios foram parceiras na realização do Programa. Além do apoio da Prefeitura Municipal dos 02 Municípios e da Cooperativa Sicoob Vale do Iguaçu.

O VarejoMais em Ação foi desenvolvido especialmente para micro e pequenas empresas do comércio varejista que querem soluções práticas e resultados imediatos. O Programa traz soluções para empresas do varejo que vão da área operacional à estratégica, aplicadas em workshops, orientações e consultorias para gestores e colaborares.

O consultor do Sebrae/PR, Sabino Oltramari, destaca a participação e a preocupação dos empresários em atualizar conceitos e modernizar processos por meio do Programa, o que, na sua opinião, vai promover melhorias do setor varejista de ambas cidades.

“A oferta de bens e serviços aumenta em quantidade e qualidade, a concorrência está mais acirrada, o consumidor tem acesso facilitado ao crédito e mais poder de compra. Com isso, o consumidor está mais informado e conectado. Exige muito mais do empresário do varejo, inclusive nos municípios menores”, analisa Oltramari.

O Programa contemplou módulos com auto-diagnóstico e desenvolvimento de plano de ação, controles financeiros, análise de crédito e processos de cobrança, apuração de resultados, gestão do visual de loja, qualidade no atendimento, entre outros. Ainda foram realizadas consultorias individuais entre as atividades e cada módulo trabalhado com o grupo de 28 empresas, sendo 14 de cada um dos Municípios do Programa.

A primeira experiência com o VarejoMais foi válida para o empresário Rogério Melara, de Cruzeiro do Iguaçu. Há 21 anos no ramo de confecções e calçados, Rogério destaca que precisava inovar para acompanhar as exigências de mercado. “Tem muita coisa que a gente sabe, mas não organiza para colocar em prática. Para mim, foi importante da gestão ao vitrinismo, e também foi possível ver um grupo que saiu mais unido, o que fortalece a associação comercial e reflete nas empresas”, comenta o empresário.

Para a empresária Solange Doarte, de Boa Esperança do Iguaçu, o VarejoMais tem uma metodologia que atende demandas dos lojistas e é fácil de aplicar empresa. “Em todos os módulos a gente pode tirar lições para melhorar a empresa. A nossa cidade é pequena, mas o consumidor é exigente e está atento às novidades de produtos e serviços. Por isso, foi importante participar e atualizar conceitos sobre o trabalho no varejo através do Programa”, completa a Empresária Solange Vittes Doarte.

O fato de o Programa atender com linguagem e metodologia específica para o varejo também é evidenciado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Boa Esperança do Iguaçu, Ademir Ribeiro. “O VarejoMais tem aplicabilidade e atende em 100% as necessidades das empresas. E, só o fato de 14 empresas do município participar, já nasce uma união maior, uma mobilização que chama outras empresas. Para se ter uma idéia, a demanda por outros treinamentos e capacitações pela associação cresceu neste período”, explica o Presidente.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Fotos da Equipe do Sebrae

População 2022 2.455