• Campanha de Vacinação - Aftosa •
08 de novembro de 2012

A Campanha de vacinação contra a aftosa está em andamento em Boa Esperança do Iguaçu e acima de 16 mil animais devem ser vacinados

Imagens da Internet
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento juntamente com o Departamento de Agropecuária, comunicam que no dia 01 de novembro de 2012, iniciou a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no Estado do Paraná. A campanha de vacinação irá durar o mês de novembro inteiro, tendo término no dia 30 de novembro.

A ADAPAR está mobilizando entidades da iniciativa privada para que ajudem na divulgação e na conscientização dos produtores rurais, sobre a importância de vacinar todos os animais das propriedades. Nesta campanha, ficou decidido, através de consenso, pelo CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária) que cada produtor tem a obrigação de vacinar o seu rebanho. Ressaltamos, que nesta campanha, todos os animais devem ser vacinados contra a febre aftosa.

ORIENTAÇÃO – Os produtores devem levar a nota fiscal da compra das vacinas até a unidade local de sanidade agropecuária, para comprovar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa além do vasilhame. E também, os atestados de vacinação contra brucelose das bezerras que estão na faixa etária de 03 a 08 meses devem ser levados. Lembrou o Diretor de Agropecuária do Município Valmor Tessaro.

IMPORTANTE - orienta-se que todos os produtores evitem vacinar seu rebanho e comprovar junto à unidade de sanidade agropecuária, nos últimos dias da campanha. Evitando assim, as possíveis filas ou maiores problemas o ideal é que até o dia 20 de novembro a vacinação esteja concluída em Boa Esperança do Iguaçu.

O Diretor-Presidente da ADAPAR explica que vacinar e proteger o rebanho é barato. “Pôr em risco os rebanhos e ser multado por isso, pode sair bem caro”, afirma Kroetz. Após o período de vacinação, e de comprovação das vacinas, os produtores que não vacinarem seus animais serão visitados pelos fiscais, para vacinação compulsória e serão multados em R$ 96,09 por cabeça não vacinada registrou essas informações Salatiel Turra Técnico Agrícola e Assistente de Fiscalização Agropecuária da ADAPAR – URS Francisco Beltrão da Unidade da SEAB em Dois Vizinhos, que finalizou lembrando que cuidar da sanidade do seu rebanho é investir no seu patrimônio!

Fonte: Assessoria de Imprensa e Texto Parcial Nota Oficia