• Segurança é Tema de Parceria •
21 de novembro de 2012

Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Câmara de Vereadores debateram a situação da segurança pública em Boa Esperança do Iguaçu

O Tema Segurança Pública e a situação da segurança pública em Boa Esperança do Iguaçu foi debatida em encontro realizado pela Associação Comercial e Empresarial do Município com a presença do Prefeito Claudemir Freitas, do Vice Prefeito – Prefeito em Exercício na ocasião Ervino Alberton e do Presidente da Câmara Vereador Elvio Albino Biavatti.

Tendo como local a Câmara Municipal acima de 30 Empresários do Município demonstraram suas preocupações e debateram junto com os poderes públicos ações para minimizar a insegurança atual.

Nos últimos meses roubos, furtos, arrombamentos e assaltos em diversas empresas e até em residências que também sofreram tentativas de furto levaram os empresários a juntarem-se ao poder público municipal para criar soluções e cobrar do Estado efetiva ação com relação aos fatos.

Uma das ações do Poder Público Municipal foi a contratação de uma empresa de segurança privada a Segmart Alarmes e Monitoramentos que atua no mercado há 11 anos, 11 prédios públicos receberam a instalação de alarmes e terão monitoramento 24 horas, os equipamentos de vigilância já foram instalados no prédio do Paço Municipal, na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva e no Tele Centro, no prédio do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, na Clínica da Mulher e da Criança, no Pronto Atendimento de Saúde, no Departamento de Agropecuária e Emater, na Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, no Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança, no prédio da Secretaria de Meio Ambiente onde também funcionam outros serviços como Correio, Detran e Posto do Instituto de Identificação, na Sala do Empreendedor onde também funciona a Sede da Associação Comercial e no prédio do Conselho Tutelar. O Prefeito Claudemir Freitas relatou que só de serviços licitados foram quase 20.000,00 vinte mil reais além de toda a rede de equipamentos, e finalizou lembrando que as empresa já nos próximos dias terá equipe de pessoal e veículo realizando ronda 24 horas em toda a cidade.

Já os Diretores da Associação Comercial em uma segunda reunião encaminharam ofício a Deputada Rose Litro, ao Deputado Nelson Luersen e ao Deputado Caito Quintana para que busquem junto a Secretaria de Estado da Segurança Pública e ao Governo do Estado melhorias na segurança do Município, registrou o Presidente da ACEBEI Ademir Ribeiro, que lembrou ainda que ofícios também foram enviados pela Câmara de Vereadores.

Atualmente 03 policiais militares fazem a segurança no Município e no período mais critico a noite cumprem escala fora do Município em Cruzeiro do Iguaçu, já a Delegacia de Polícia Civil só funciona por que a Prefeitura Municipal cedeu funcionários do contrário estaria fechada.

Aumento do efetivo militar, disponibilidade de pessoal civil, viatura e outros equipamentos foram cobrados além do pedido de urgência para que a Polícia Militar cumpra escala no Município a noite.

Os empresários do Município também foram obrigados a contratar segurança privada e até mesmo houve no Município prisão de assaltantes que foram perseguidos por autoridades municipais e civis que acionaram em seguida a Polícia para efetuar a prisão, medida extrema e de risco, mas que dado o nível da situação atual da segurança ou da seqüência de anos de quase abandono da segurança no Estado acabam acontecendo.

Novas iniciativas próprias do comércio, e do Poder Executivo e Legislativo deverão acontecer no inicio do ano caso persista a ausência do Estado em resolver o problema.