• Programa de Proteção de Fontes •
17 de dezembro de 2012

80 Propriedades Rurais de Boa Esperança do Iguaçu serão atendidas pelo Programa de Proteção de Fontes

Em parceria firmada através da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu e do Governo do Estado do Paraná 80 propriedades rurais do Município serão atendidas através do Programa de Proteção de Fontes.

As inscrições foram feitas na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo pela Secretária Loire Biavatti Francischini e após ampla divulgação do programa e das inscrições realizadas 80 propriedades foram selecionadas por se enquadrarem aos requisitos e critérios estabelecidos pelo programa.

Segundo o Diretor de Agropecuária Valmor Tessaro e equipe de técnicos que acompanham as atividades hoje metade dessas propriedades estão com as proteções de fontes prontas. Ele ressalta ainda que o programa que tinha o encerramento em 31 de dezembro de 2012 foi prorrogado pelo Governador Beto Richa e tem a conclusão e encerramento previsto para março de 2013.

Aos proprietários que ainda não concluíram os trabalhos de construção da sua proteção de fonte vale lembrar da necessidade de empenho de todos em cumprir sua parte no programa, ou qualquer dúvida esses produtores podem procurar a Equipe do Departamento de Agricultura junto a Emater.

Por fim vale lembrar que a responsabilidade da manutenção da proteção dessas fontes é responsabilidade dos produtores rurais, dos proprietários que são quem consomem a água nessas fontes. A colocação, por exemplo da vegetação ciliar, isolamento do local e outras atividades necessárias devem ser feitas pelo produtor que foi contemplado e o não atendimento dessas contrapartidas irão implicar na suspensão de alguns outros benefícios para a propriedade e para esses produtores conforme decidido em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Agora no final de ano os trabalhos ficam paralisados em virtude do recesso de final de ano, más, tão breve retorne em janeiro as propriedades que ainda não concluíram serão novamente visitadas para agilizar a conclusão da construção dessas proteções de fontes.