• Planejamento Procaxias •
21 de março de 2013

Presidente do Consórcio Público dos Municípios do Procaxias Claudemir Freitas reuniu os Municípios para o Planejamento das Atividades

O Consórcio Público dos Municípios do Procaxias realizou na sexta-feira, 15, em Nova Prata do Iguaçu a Oficina de Planejamento das ações para os próximos quatro anos (2013-2016). Participaram do encontro prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, representantes da Secretaria Estadual de Esportes e o Sebrae/PR.

O Secretário Executivo do Procaxias Osnir Veroneze fez a explanação das ações realizadas, as quais foram avaliadas com os participantes. O mediador do encontro Orestes Hotz do SEBRAE/PR iniciou, a pedido da Copel, o projeto para a criação do projeto de união dos municípios atingidos pela construção da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, onde foi formado com o apoio das administrações em 1997 o Conselho Procaxias. Orestes veio a pedido do Procaxias para orientar os novos prefeitos e dar continuidade, estabelecendo estratégias e prioridades para alavancar a economia e desenvolvimentos destes nove municípios.

Estiveram presentes os prefeitos de Boa Esperança do Iguaçu, Claudemir Freitas Presidente do Consórcio, de Nova Prata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder, Capitão Leônidas Marques, Ivar Barea, Três Barras do Paraná, Gerson Gusso, São Jorge do Oeste, Lori Gaio, Cruzeiro do Iguaçu, Luiz Pontes, Salto do Lontra, Maurício Baú, vice-prefeitos de São Jorge do Oeste, Gilmar Paixão, Quedas do Iguaçu, Amarildo Luzitani, Nova Prata do Iguaçu, Ivo Oscar Schneider e Reni Kovalski de Cruzeiro do Iguaçu, vereadores e funcionários municipais.

Dentre os assuntos mais discutidos durante o encontro foi a continuação das patrulhas mecanizadas, implantação de escritório próprio do Consórcio para elaboração de projetos na busca de recursos do Governo Estadual e Governo Federal, maior incentivo a piscicultura, criação de mecanismos para o crescimento turístico, definição das APPs – Área de Proteção Ambientais nas margens do lago (ainda não existe uma definição), olimpíadas, festivais, entre outros assuntos.

Outro assunto que mobilizou os dirigentes públicos foi a construção da ligação asfáltica entre os Municípios de Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu – a conclusão da obra e de Boa Esperança até Nova Prata do Iguaçu a construção da ligação de pouco mais de 15 km e que vai certamente viabilizar uma rota alternativa ligando o Sudoeste ao Oeste do Paraná, a obra cobrada pela população dos 03 Município a mais de 40 anos pela 1ª vez entrou na pauta de planejamento dos Municípios do Consórcio Público.

População 2022 2.455