• Projeto Saúde na Escola •
08 de abril de 2013

Acima de 650 alunos foram atendidos pelo Projeto Saúde na Escola da UNISEP em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos feitas pela Equipe do Departamento de Saúde
O Departamento de Saúde da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou o Projeto Saúde na Escola em parceria com Acadêmicos e Equipes dos Cursos de Farmácia e Fisioterapia da União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP.

Acima de 650 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança, da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna e do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu dos períodos da manhã, tarde e noite foram atendidos com diversos serviços oferecidos pelo Projeto, registrou o Diretor de Saúde Volnei Armando Tessaro que disse ainda que a intenção é realizar essa ação ao menos 02 vezes no ano atendendo crianças da creche ao 5º ano em especial e apartir desse ano iniciou-se trabalho também com os alunos do ensino fundamental e médio.

Os alunos atendidos tiveram acesso ao exame de parasitóse (vermes), ao penteado (para detecção de ectoparistas (piolhos), que foram realizados com o consentimento e autorização dos pais ou responsáveis e aquelas que apresentaram necessidade foi disponibilizado o medicamento anti-parasitário e o xampu para os devidos cuidados no couro cabeludo, registram as Enfermeiras Maira Adriane Chinazzo, Jaqueline Cordeiro dos Santos e Iara Anay Charlene Piana.

Foi feito ainda Avaliação Nutricional com a Nutricionista Deiziane Daniel e com verificação de altura e peso pela Nutricionista e Equipe. Bem como a Técnica Karla Witt de Matos do SESI de Dois Vizinhos realizou avaliação de visão dos alunos.

As crianças e adolescentes receberam ainda avaliação médica feita pelo Dr. Mário Inecco Junior do serviço de saúde do Município que fez a avaliação pulmonar, cardíaca e se necessário os devidos encaminhamentos serão feitos registrou o Secretário de Governo Antonio Bianchini que Representou o Prefeito Claudemir Freitas que cumpria agenda fora do Município.

Nesse ano também participaram os alunos do Curso de Educação Física da UNISEP que realizaram avaliação de peso e altura dos alunos. Registrou Ivanilde Vachin Diretora Municipal de Educação que lembrou ainda da parceria do Setor com o Projeto.

A Professora Coordenadora do Curso de Farmácia Letícia de Cássia Tavares Thiesen realizou Palestra com o Tema DST/AIDS e juntamente com a Professora Coordenadora do Projeto Romélia Gesser Mattei Ghedin parabenizaram o Município pela iniciativa e pelo investimento em saúde preventiva que vem fazendo, custeado exames e tratamentos, transporte e alimentação com recursos próprios, lembraram ainda que vieram Acadêmicos do Curso de Farmácia para o trabalho e exames de parasitóse e pediculóse. Finalizaram dizendo que a infestação de parasitóse esta em torno de 23% das crianças do Município e que a média nacional esta acima de 40% das nossas crianças infestadas, o projeto existe desde 2005 e é uma forma de retribuir a Comunidade o conhecimento da Universidade desde que haja interesse e contrapartida dos Municípios parceiros interessados.

Os alunos do Colégio Estadual também participaram de Palestra com Tema Álcool e Drogas realizada pelo Dr. Pedro de Jesus Colaço do Rotary Clube de Dois Vizinhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Enfermeira

População 2022 2.455