• Construção de Açudes •
09 de abril de 2013

Mais 30 Propriedades Rurais de Boa Esperança do Iguaçu serão atendidas com a construção de açudes

O Departamento Municipal de Agropecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu em parceria com o COMPRO / PROCAXIAS – Consórcio dos Municípios do Procaxias iniciaram nesta quarta-feira 10 de abril, a construção de mais 30 açudes em mais uma rodada de atendimento da escavadeira hidráulica adquirida pelo consórcio.

Em Boa Esperança do Iguaçu Valmor Tessaro Diretor do Departamento Municipal de Agropecuária registrou que na 1ª etapa em 2012 foram atendidas 24 propriedades com a abertura de açudes.

O Diretor de Agropecuária destacou ainda o trabalho de toda a equipe do Departamento e o empenho do Prefeito Municipal Claudemir Freitas que é Presidente do Consórcio do Procaxias, e relatou que nova rodada de atendimento com mais 30 propriedades teve o sorteio realizado na noite dessa terça-feira as 18:00 horas na Câmara de Vereadores.

O Departamento de Agropecuária recebeu 127 inscrições de produtores que buscam a construção de açudes, o critério de seleção por sorteio público com a presença de Secretários, Diretores, Vereadores e os Produtores Rurais busca atender sem distinção, aqueles que a muito tempo já estavam inscritos e os que se inscreveram até esta segunda-feira 08 de abril de 2013. A forma como foi realizado também mereceu destaque do Presidente da Câmara Vereador Valdir Candido da Silva que falou em nome dos Vereadores.

Os sorteados foram os produtores Ademir Pizatto, Ademir Donida, Amilton Schiochet, Ari Silva de Campos, Arlindo Severgnini, Cezar Severgnini, Cezario Florêncio, Claudinei de Souza Vargas, Claudino Candiotto, Clomar Frozi, Dejalmo Goetert, Edsom Paladini, Euclides Herminio Donida, Fideles Beletini Sobrinho, Gervasio Michels, Jacinto Bratti, Jandir Marca, João Alvim Izidoro, Jorge Pereira Berdnarski, José Lopes de Paula, Jurandir Vieira, Lori Cantelli, Maria Alves de Valem, Orides Paz, Orceni Paz, Raul Brognóli, Valdir de Faveri, Valmor Rufatto e Vilmar Braga.

Esses produtores terão direito a 04 horas de trabalho da máquina com custo de 25,00 vinte e cinco reais a hora trabalhada. O operador poderá ainda fazer horas a mais desde que em intervalos que não comprometa o andamento dos atendimentos aos demais. O valor das horas será recolhido aos cofres públicos e em seguida o total repassado. Só podem se inscrever produtores proprietários de terras ou que possuam contrato de arrendamento ou parcerias agrícolas a longo prazo.

Antonio Bianchini, Secretário de Governo que representou o Prefeito Claudemir Freitas que cumpria agenda em Foz do Iguaçu, destacou que o objetivo é a produção de peixe para o consumo das famílias desses produtores, para o comércio interno no Município e o fornecimento no futuro para a Cooperativa de Produtores Cooperçu do Procaxias com Sede e Frigorífico Abatedouro no Município de Nova Prata do Iguaçu e que recentemente foi cedido a Empresa terceiriza de Toledo. Ele lembrou ainda da importância não só da abertura dos açudes, mas da manutenção a ser feita pelos proprietários inclusive com a colocação de grama e vegetação adequadas nas margens dos açudes abertos.