• Da Porteira Pra Dentro •
24 de abril de 2013

Lançado em Boa Esperança do Iguaçu o Programa Da Porteira Pra Dentro com a presença de quase 200 produtores

O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu lançou na quinta-feira 18 de abril de 2013 o Programa Municipal Da Porteira Pra Dentro com a presença de mais de 200 pessoas.

Valmor Tessaro Diretor de Agropecuária agradeceu a presença de todos em especial dos 183 Produtores Rurais presentes e relatou sobre os trabalhos realizados pela Equipe do Departamento.

Durante o encontro que teve inicio as 19:30 horas no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida a Equipe da Eco Visa Engenharia Ambiental de Francisco Beltrão apresentou a situação do novo Código Florestal Brasileiro além de outras informações, na Equipe Marcia Emilia Delpubel e kelen Barcelos Engenheiras Ambiental e Diego Paganella Moraes Gestor Ambiental e Empresarial.

O resumo dos trabalhos e dos projetos realizados e em andamento foram apresentados pelo Técnico do Departamento de Agropecuária Valmor Antonio Bittencourt Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Já o Médico Veterinário Jonas Jean Zarth falou sobre o programa de inseminação artificial os resultados alcançados e o planejamento de ações para este ano. Ele relatou ainda sobre outros assuntos ligados a pecuária em especial da produção de leite.

Presente ainda o Chefe do Escritório Regional da SEAB em Dois Vizinhos Vinicius Deotan Coletti que parabenizou o Município pela iniciativa inédita na região. Na mesa ainda a Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo Loire Biavatti Francischini parceria do Programa e Antonio Bianchini Secretário de Governo que representou os Secretários e Diretores Municipais.

O Programa Da Porteira Pra Dentro foi criado pela Lei Municipal 216 de 12 de março de 2013, e foi apresentado a todos os participantes pelo Prefeito Claudemir Freitas. O Programa vai beneficiar prioritariamente os pequenos produtores rurais e moradores da cidade com propriedades no Município. Os produtores terão equipamentos e máquinas a disposição para realizar serviços dentro da propriedade, serviços como terraplanagens para construção de casas ou instalações rurais e urbanas, devendo o pedido ser protocolizado junto ao setor responsável, obedecendo ordem de solicitação, salvo em casos emergenciais; Aterro de lotes urbanos com argila, para edificação; Serviços com a escavadeira hidráulica; Construção de bebedouros para animais; Construção de silos; Construção e manutenção de estradas de acesso para lavouras; Construção e manutenção de estradas acesso às propriedades; Cascalhamento no entorno de instalações produtivas rurais; Construção de tanques para piscicultura, devidamente licenciados pelo órgão ambiental; Aterro de lotes urbanos com argila, para edificação; Demais serviços de apoio a produção e melhoria das propriedades rurais e urbanas.

Os proprietários terão a disposição as máquinas e equipamentos por uma quantidade de horas pagas pelo Município e apartir daí com subsidio de 100% ou 50% do valor das horas acima do estabelecido. Por sorteio a primeira Comunidade a ser atendida será Fazenda Veroneze Vai Quem Quér e os produtores da comunidade terão uma semana para fazer a inscrição junto ao Departamento de Agropecuária e as demais comunidades todas foram sorteadas e serão aos poucos divulgadas.