• PAM - Calçamento e 300.000 mil •
26 de abril de 2013

Boa Esperança do Iguaçu vai receber do Governo do Estado 300.000 mil e 6 km de calçamentos do Programa de Desenvolvimento dos Municípios

Fotos Parciais da AEN - Agência Estadual de Notíci
O Município de Boa Esperança do Iguaçu será um dos 367 Municípios do Paraná beneficiados com o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios PAM, lançado pelo Governador Beto Richa.

O Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), foi lançado na tarde de sexta-feira (12/04) na cidade de Foz do Iguaçu pelo Governador Beto Richa que anunciou a liberação de R$282 milhões a fundo perdido para os municípios paranaenses. O governador afirmou que com o PAM o Estado irá repassar entre R$ 300 mil e R$ 550 mil para cada município de acordo com o número de habitantes. Os recursos irão financiar, de forma voluntária, projetos de infraestrutura básica e social, seja na construção, ampliação ou reforma de espaços e equipamentos públicos, seja aquisição de bens móveis e imóveis.

O Prefeito Claudemir Freitas participou do evento acompanhado de Secretários Municipais e convidados e garantiu 300.000 mil reais a fundo perdido para aplicar em projetos e ações a serem definidos pela administração municipal.

Segundo o secretário estadual de Governo, Cezar Silvestri, responsável pela operacionalização do PAM, 367 cidades paranaenses têm menos de 50 mil habitantes e estas cidades receberão verba para a realização de obras prioritárias, sem que fiquem endividadas. Os recursos poderão ser utilizados em saneamento básico, educação, saúde, assistência social, cultura, lazer, meio ambiente, aquisição de maquinário e veículos pesados, entre outros. Cidades com menos de cinco mil habitantes, por exemplo, poderão receber até R$ 300 mil. Na outra ponta, municípios entre 40 a 50 mil moradores poderão acessar até R$ 550 mil. O valor também varia de acordo com os projetos apresentados pelos Municípios ao Governo do Estado.

As cidades aptas a participar do PAM são aquelas com menos de 50 mil habitantes, conforme dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Elas têm que aderir ao PAM e apresentar projetos, que serão analisados pela secretaria ou órgão estadual responsável pela área afim. Assim que aprovado, a prefeitura firma acordo com a secretaria e recebe, como transferência voluntária, o valor correspondente. O município executará a obra ou receberá o bem autorizado e ficará responsável pela prestação de contas à secretaria e ao Tribunal de Contas do Paraná.

Outra conquista para Boa Esperança do Iguaçu foi a liberação de 6 km de calçamento a serem construídos em local a ser definido pelo Prefeito Municipal e Equipe, e conforme já relatado pelo Prefeito Claudemir Freitas caso o asfalto que ligará Boa Esperança do Iguaçu a Nova Prata do Iguaçu vamos construir o calçamento nesse local e finalizar a ligação com calçamento e caso ainda sejamos contemplados com a construção do asfalto outros trechos de estradas do Município já estão sendo estudados pra receber o calçamento.

Ademir Ribeiro / Assessor e Informações da AEN
Fonte: Site da AEN, Internet e Assessoria de Imprensa