• Conferência da Educação •
22 de maio de 2013

Realizada em Boa Esperança do Iguaçu a Conferência Municipal da Educação

O Departamento de Educação da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou nesta terça-feira 21 de maio de 2013 a Conferência Municipal de Educação que teve como Tema O Plano Nacional da Educação PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

O evento teve como local o Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida e o inicio foi as 13 h e 15 min, com a presença de 127 participantes credenciados na portaria. A Palestra Magna foi realizada pelo Conferencista Professor Doutorando Alyson Augusto Padilha. Durante o evento foi feito ainda a realização de uma apresentação cultural com o casal Dieison Rodrigues e a Professora de Dança Patrícia Manica que encantaram a todos com a apresentação de uma peça de tango.

A Diretora de Educação Ivanilde Vachin agradeceu toda a equipe que trabalhou na organização, as pessoas que faziam parte da comissão organizadora nomeadas pelo Prefeito Claudemir Freitas através do Decreto n. 664 de 30 de abril de 2013, decreto que também convocou a Conferência Municipal.

A Conferência Municipal de Educação é realizada a cada 02 anos, e nesse ano está sendo realizada com algumas peculiaridades diferentes em relação as demais, como por exemplo, a realização a nível Municipal ou Intermunicipal da conferência e que por opção do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos nos 07 Municípios do Núcleo será realizada nos dois níveis tanto Municipal quanto Intermunicipal que envolverá os Municípios do Núcleo Regional de Educação e em seguida a Conferência Estadual a ser realizada entre os dias 24 a 26 de setembro de 2013 em Curitiba e a Conferência Nacional a ser realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014 em Brasília Capital Federal. Outra diferença é com relação aos delegados para a Conferência Estadual que serão escolhidos até 10 de julho dentre os participantes na Conferência Municipal e por segmento da sociedade.

Outra diferença é com relação as propostas que cada um dos 07 eixos temáticos apresentou, sendo que o documento base já trouxe as propostas que estão em discussão sobre a educação a nível nacional prontas no relatório, as mesmas podiam ser apenas aprovadas no Município ou receber alterações e modificações. Novas propostas foram acatadas pela Comissão Organizadora, no entanto, terão que ser aprovadas na Conferência Intermunicipal para só então seguir adiante a nível estadual e nacional.

Outras informações sobre a conferência bem como os relatórios estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal www.boaesperancadoiguacu.pr.gov.br na página da educação para consulta.