• Mobilização - 18 de Maio •
25 de maio de 2013

Dia Nacional de Combate ao Abuso Contra Crianças e Adolescentes teve Mobilização em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos feitas pela Equipe do CRAS e da Secretaria d
No dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o município de Boa Esperança do Iguaçu, realizou três atividades de mobilização com o objetivo de lembrar o “Caso Araceli” e principalmente divulgar a sociedade que abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e se deve denunciar essa forma de violação de direito. As atividades foram realizadas para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. A primeira ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS – Espaço da Cidadania, no dia 15 de maio de 2013, com entrega de materiais informativos, contendo o número do Disque Direitos Humanos (Disque 100).

Já no dia 17 de maio de 2013, foi realizada passeata com alunos e professores da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu, Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança - CEMEI, Escola de Educação Especial Raio de Luz – APAE, Conselheiros Tutelares, Conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Funcionários Públicos e Comunidade em Geral. Nesta passeata alunos e professores levaram faixas, balões, brinquedos, flor amarela (símbolo desta luta) e cartazes, todos divulgando os direitos das crianças e adolescentes, formas de violações desses direitos, como também o Disque 100. A passeata foi acompanhada por um carro de som, que divulgou o motivo de tal manifestação, teve auxilio do Departamento de Saúde que disponibilizou ambulância e da Polícia Militar que acompanhou a passeata com uma viatura.

Após a passeata, todos reuniram-se em frente ao CRAS para ouvirem o pronunciamento do Prefeito Claudemir Freitas e da Secretária Municipal de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas, ambos enfatizaram a importância da realização de denúncias, da mobilização e também das orientações que estão sendo divulgadas. Posteriormente a Diretora do Centro de Educação Infantil, Iolene Dreves, efetivou a leitura do Caso Araceli, caso que originou o dia 18 de maio como um dia de mobilização. Também foram entregues materiais informativos, como panfletos e adesivos.

Na terça-feira 18 de maio de 2013, os treze Clubes de Mães reuniram-se na Comunidade de São Luiz do Iguaçu, para participarem de um chá, na ocasião a Secretária da Assistência Social, mencionou a importância deste dia e realizou entrega de materiais informativos (panfletos) contendo os principais números para denúncia, inclusive o Disque 100.

A data 18 de maio, foi criada pela Lei Federal 9.970 de 17 de maio de 2000, que assinada pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso lembrava fato ocorrido na cidade de Vitória no Estado do Espírito Santo onde em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família tradicional capixaba. Muita gente na época acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o desaparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido e encontrado em uma movimentada rua da cidade de Vitória. O silencio da sociedade capixaba acabou por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos por festas e uso de drogas e álcool nos quais eram viciados. Apesar da cobertura da mídia e do empenho de muitos o caso ficou impune, causando até hoje revolta e indignação, o corpo de Araceli só foi sepultado 03 anos depois de sua morte.

O Dia 18 de maio foi criado em 1998 em um encontro na Bahia onde mais de 80 entidades nacionais e internacionais ligadas a crianças e adolescentes decidiram criar esta data e homenagear uma das muitas vítimas. Já o Projeto de Lei oficializando esse dia é da então Deputada Rita Camata do PMDB do Espírito Santo lembrou o Prefeito Claudemir Freitas que esteve presente durante as atividades, a Deputada era Presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa e texto parcial da Equipe d