• Banco do Empreendedor •
04 de junho de 2013

Agente de Crédito do Banco do Empreendedor de Boa Esperança do Iguaçu recebeu capacitação em Curitiba

Fotos da AEN - Agência Estadual de Notícias e Asse
Em solenidade no final da tarde do dia 27 de maio, no Palácio Iguaçu, o Governador Beto Richa entregou certificados aos Agentes de Crédito do Banco do Empreendedor, da Agência de Fomento do Paraná. São 110 novos agentes de crédito que atuarão em 80 municípios do Estado.

São colaboradores de entidades parceiras da Fomento Paraná, como associações comerciais, e funcionários de prefeituras municipais e das Secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Família e Desenvolvimento Social e da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul.

Nos próximos meses será reaberto o Banco do Empreendedor de Boa Esperança do Iguaçu que irá funcionar em sala anexa ao Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Espaço da Cidadania e terá como Agente de Crédito o Servidor Público Elizandro Florintino que participou da capacitação.

Além do Governador Beto Richa participaram da solenidade de entrega dos certificados a Deputada Rose Litro e outros Deputados Estaduais, Secretários de Estado, Diretores, Funcionários e Convidados para o evento como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; os deputados estaduais Jonas Guimarães e Leonaldo Paranhos; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel. Desde junho de 2012, o curso de formação de agentes de crédito da Fomento Paraná já capacitou 380 pessoas. Duas outras turmas estão em andamento e uma nova será aberta em junho segundo informações da Agência Estadual de Notícias.

Boa Esperança do Iguaçu há alguns anos já teve em atividade no Município o Banco Social, mas operações de crédito mal analisadas foram liberadas pelo comitê de crédito da época, que não foram pagas deixando o Município inadimplente com a Entidade Estadual ocasionando a suspensão das atividades no Município.

O objetivo do governo é incentivar o desenvolvimento regional sustentável. A Fomento faz isso por meio de apoio financeiro a iniciativas que estimulem a geração de renda e empregos, especialmente em regiões e comunidades mais carentes, diz o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa. “O crédito movimenta a economia, alavanca os negócios e promove o desenvolvimento das pessoas e das empresas”.

O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, destacou que os cursos são oportunidades de tirar trabalhadores da informalidade a partir de investimento com créditos a preços justos. Para ter acesso ao crédito os empreendedores também podem contar com o portal da instituição (www.fomento.pr.gov.br) e pelo telefone (41) 3883-7000. Ele destacou ainda que desde janeiro de 2011, a Fomento já liberou R$ 54,2 milhões em recursos para o setor privado, que atendem mais de 5.400 contratos com empreendedores, especialmente para o microcrédito, área em que é referência nacional.

Ademir Ribeiro e AEN
Fonte: Assessoria de Imprensa, AEN - Agência Estadual de