• Operador de Ordenhadeiras •
06 de junho de 2013

Departamento de Agropecuária realizou Curso Para Operação e Manutenção de Ordenhadeiras em Boa Esperança do Iguaçu

Texto parcial do Técnico do Instituto Emater Valdi
O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou em parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – Senar Paraná, Escritório Regional de Francisco Beltrão, Curso para Trabalhador na Operação e Manutenção de Ordenhadeiras Mecânicas.

O Curso foi realizado nos dias 28 e 29 de maio e 04 de junho, tendo como Local o Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida no Município. E com a participação de 11 produtores e produtoras rurais agropecuaristas, registrou o Diretor de Agropecuária Valmor Tessaro. Que relatou ainda que o Curso foi ministrado pelo Instrutor Abílio Galvão Trindade Ferreira, com carga horária de 24 horas de curso, sendo 16 horas teóricas e 8 horas com prática nas propriedades.

O curso abrange conteúdos didáticos que mencionam como usar de forma correta os equipamentos que fazem parte de todo o processo da ordenha, a higienização através das normativas 51 e 62 também foram trabalhadas, bem como, outros aspectos importantes na produção leiteira. Na prática, buscou-se em cada propriedade visitada analisar as devidas instalações, posições e possíveis desconformidades existentes como é o caso do pulsador que deve estar programada para 60 pulsação por minuto e algumas propriedades do Município é de conhecimento que essa programação do equipamento estava mais do que o dobro do recomendado ocasionando danos a saúde dos animais, diminuição da produção leiteira e em alguns casos muita dor aos animais durante a ordena com pulsações que chegavam a 130 por minuto.

O curso teve ainda o apoio do Instituto EMATER do Município através do Técnico Valdisio Candido Moreira, além dos Técnicos e Equipe do Departamento Municipal de Agropecuária.

Mesmo os agropecuaristas que não participaram do curso devem procurar técnicos do Município ou de Empresas Especializadas para a devida regulagem dos equipamentos de ordenha.

Fonte: Fotos feita pela Equipe da Emater e Departamento d