• Conferência do Meio Ambiente •
17 de junho de 2013

Realizada em Boa Esperança do Iguaçu a Conferência Municipal do Meio Ambiente 2013

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
A Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou a Conferência Municipal do Meio Ambiente, Etapa Preparatória para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento aconteceu no dia 11 de junho de 2013.

Loire Biavatti Francischini Secretária Municipal de Meio Ambiente relatou que a Conferência foi realizada na Sede do Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida, com inicio as 07 hr e 45 min e foi encerrada ao meio dia. A Secretária relatou ainda que a Conferência teve como tema central: A Política Nacional de Resíduos Sólidos, a partir do Lema Vamos Cuidar do Brasil.

Os mais de 70 munícipes presentes foram divididos em quatro grupos para a elaboração de propostas com os seguintes eixos temáticos: I – Produção e Consumo Sustentáveis; II – Redução dos Impactos Ambientais; III – Geração de Emprego, Trabalho e Renda; e IV – Educação Ambiental. As quase 30 propostas foram após criadas, apresentadas, debatidas e aprovadas pela plenária. São propostas para serem atendidas a nível Municipal, Estadual ou Federal.

A palestra sobre o tema mencionado foi apresentada pelo Conferencista Vladson Paterneze Cunha da Universidade Estadual de Londrina.

Na abertura da Conferência além dos Secretários, Diretores, Técnicos Municipais e Vereadores, também estiveram presentes Antonio Bianchini Secretário de Governo que representou o Prefeito Claudemir Freitas que estava em viagem a Curitiba e o Engenheiro Agrônomo Juan Artigas Souza Luz Chefe Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente SEMA em Francisco Beltrão que estava acompanhado de Odenir de Barba Gestor Ambiental da Secretaria.

Ao final da Conferência foram escolhidos por segmento da sociedade civil e do poder público, 06 seis Delegados e seus respectivos Suplentes que irão representar o Município na Conferência Macrorregional em Guarapuava nos dias 01 e 02 de julho de 2013. Já a Conferência Estadual do Meio Ambiente será em Foz do Iguaçu nos dias 09 e 10 de Setembro de 2013 e a Conferência Nacional do Meio Ambiente será em Brasília nos dias 24 a 27 de Outubro de 2013.