• Programa Bolsa Família •
18 de junho de 2013

Atividades do CRAS e Assistência Social foram realizadas em 04 encontros em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos feitas pela Equipe do CRAS e da Assistência
A Equipe da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou em parceira com a Equipe do Centro de Referência em Assistência Social CRAS Espaço da Cidadania quatro novos encontros durante o mês de maio, sendo estes nos dias 08, 15, 22 e 29 de maio, tendo um grupo por encontro, perfazendo 93 (noventa e três) participantes.

Esta atividade contou com a participação do Valcir Paim de Andrade, Bacharel em Direito e Diretor de Departamento de Administração e Planejamento da Prefeitura Municipal, que trabalhou com os participantes as formas de acesso aos documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho), como também abordou questões referentes à aposentadorias, pensões, auxílio doença, salário maternidade, Benefício de Prestação Continuada e bloco de notas fiscais de produtor rural. Esta atividade objetivou esclarecer aos beneficiários do Programa Bolsa Família, BPC e demais famílias em vulnerabilidade e risco social, a importância da documentação, como, onde e quando encaminhar tais documentos, bem como os direitos adquiridos quando se tem qualidade de segurado (contribuinte do INSS).

No final desta atividade cada participante recebeu uma pasta juntamente com uma carteirinha personalizada do CRAS. Nesta há os principais programas, projetos e ações desenvolvidas por este CRAS. Sendo assim, cada vez que um membro familiar participar de alguma atividade ou ser encaminhado a rede, será anotada a ação nesta carteirinha. Desta forma a família terá como acompanhar todas as intervenções que forem realizadas e também as atividades as quais estão participando, registrou Odilmara Terezinha Dreves Freitas 1ª Dama e Secretária da Assistência Social.

Ainda neste mês por ser comemorado o Dia das Mães, realizou-se com todos os grupos uma dinâmica que premiava a mãe que abrisse a caixinha que passava no grupo durante uma música. A mensagem que foi passada com esta dinâmica foi sobre a coragem que as mães precisam ter para enfretar os problemas e desafios do dia a dia, mas que após essas dificuldades pode haver gratificações. Assim, a mãe que abriu a caixa e mais uma foram presenteadas. Também foi apresentado um vídeo em homenagem as mães e entregue bombons.

Os participantes também puderam prestigiar a feira de artesanatos que ocorreu neste mês no CRAS, as peças vendidas foram confeccionados pelas mulheres participantes dos Clubes de Mães do município.

Com o grupo que participou da palestra no dia 29 de maio, também foram realizadas atividades físicas tendo em vista a realização do Dia Internacional do Desafio com exercícios de alongamento e aeróbicos.

Fonte: Texto parcial da Equipe do CRAS e da Secretaria da