• Manejo e Conservação do Solo •
24 de junho de 2013

Manejo e Conservação do Solo é Tema de Curso em Boa Esperança do Iguaçu em Parceria com o Senar Paraná

Fotos da Assessoria de Imprensa e do Técnico da Em
Foi realizado no ultimo dia 14 de junho de 2013 em Boa Esperança do Iguaçu, o 2º Curso neste 1º semestre realizado pelo Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – SENAR Paraná Escritório Regional de Francisco Beltrão no Município.

Trabalhador no Cultivo de Grãos e Oleaginosas – Manejo e Conservação de Solos foi o tema do treinamento com carga horária de 08 oito horas, realizado no Mini Auditório da Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva com a participação de 13 Produtores Rurais do Município, além de Estudantes e Técnicos. O Curso foi ministrado pelo Instrutor do Senar José Vescovi e teve a mobilização e organização feitas pelo Departamento de Agropecuária com o apoio do Instituto Emater Escritório do Município.

Na parte teórica do curso: formação do solo e seu perfil, a composição do mesmo, erosão e sua classificação, o uso adequado da terra, planejamento e sua aptidão, foram alguns dos temas trabalhados. Já na parte prática em campo três propriedades foram visitadas, observando aspectos importantes em relação ao manejo existente tanto de cobertura como de barreiras físicas (base larga, curva de nível) e áreas de cultivo com manejo incorreto favorecendo desgaste do solo e conseqüentemente a formação de áreas improdutivas, registrou Valmor Tessaro Diretor Municipal de Agropecuária.

Se percebe ainda no município áreas agricultáveis com presença de perdas de solo pelo seu mau uso. Por isso, é imprescindível que instituição pública e entidades com atuação voltada ao desenvolvimento econômico, social e ambiental, apoiar ações como esta, de capacitação aos agricultores que é a melhor forma de conscientização para a execução de uma agricultura sustentável. Observa-se ainda que muitos dos antigos murunduns, ou curvas de níveis foram desmanchados nas lavouras pelos proprietários e com as chuvas em excesso haverá certamente danos ao solo na lavoura e toda á água será escoada e de forma incorreta destruindo estradas e prejudicando ainda mais o assoreamento dos rios. Por esse motivo a importância da manutenção dessas proteções no solo pelos proprietários que muitas vezes pra aproveitar para plantio alguns metros a mais de terras perdem muito mais em produção quando houver erosão ou mau conservação desses terrenos. Conforme repassado pelo Instrutor do Senar durante o Curso, registrou Valdisio Candido Moreira Técnico da Emater que finalizou lembrando que o objetivo principal do curso foi o de reconhecer as vantagens e implantar formas de manejo e conservação dos solos planejando adequadamente o uso da terra.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe da