• Vacinação da Poliomielite •
27 de junho de 2013

Campanha contra Poliomielite foi superior a meta de vacinação das Crianças em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos feitas pela Equipe do Departamento de Saúde
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite que teve seu inicio com o Dia Nacional contra a Poliomielite realizado pelo Ministério da Saúde no sábado 08 de junho de 2013, foi realizada em Boa Esperança do Iguaçu no Pronto Atendimento Municipal de Saúde com inicio as 08:30 horas e enceramento as 17:00 horas.

No entanto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA divulgou informação que o período de vacinação normal da campanha continuou até o dia 21 de junho, e o período foi prorrogado por mais uma semana até 28 de junho de 2013 - sexta-feira, período em que os pais retardatários devem procurar as unidades de Saúde em todo o Estado e munidos da carteira de vacinação vacinar os seus filhos com idade entre 0 e 5 anos. Conforme relatou o Diretor de Saúde do Município Volnei Armando Tessaro.

No Município de Boa Esperança do Iguaçu a meta era vacinar 168 crianças, na sexta-feira 21 de junho foi cumprida 100% da meta imposta que era de 95% das crianças vacinas e foi atingido 95,24% das crianças com idade entre 0 a 05 anos vacinadas pela campanha segundo a equipe de Enfermeiras do Município, no entanto, a campanha continua e crianças que ainda não foram vacinadas tem até o dia 28 de junho de 2013 - sexta-feira da próxima semana para serem imunizadas contra o vírus da poliomielite em Boa Esperança do Iguaçu e acima de 200 crianças devem ser vacinadas.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente dos membros inferiores.
No Paraná o último caso de Pólio foi registrado em 1986, no Brasil o último caso registrado foi na Paraíba em 1989, portanto a mais de 24 anos, sendo que o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde – OMS o certificado de eliminação da doença, mas, de acordo com o mesmo órgão a doença ainda faz muitas vítimas no mundo principalmente em 26 paises e por este motivo vale todo o esforço e empenho das nossas Autoridades e Equipes de Saúde nas três esferas de Governo lembrou o Prefeito Claudemir Freitas.

Os pais devem prestar atenção para a data da segunda dose da vacina que foi anotado na carteira de vacinação do seu filho.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do