• Reconhecido Estado Emergência •
03 de julho de 2013

Boa Esperança do Iguaçu em Estado de Emergência desde as chuvas de Março teve a situação agravada com acima de 600 mm de chuvas em junho

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
O governador Beto Richa assinou o decreto número 8468/2013, estabelecendo a situação de emergência em mais 21 municípios paranaenses atingidos pelas chuvas ocorridas entre os dias 19 e 30 de junho. O decreto foi assinado quarta-feira (3). Com isso, chega agora a 80 o número de cidades em emergência por causa das chuvas intensas e das inundações dos rios Ivaí e Iguaçu.

Outras 59 foram incluídas no primeiro decreto assinado pelo governador dia 28 de junho. Essas já tiveram a emergência homologada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, que enviou técnicos ao Estado para verificar os danos causados pelas chuvas.
As prefeituras das 80 cidades têm 180 dias para contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos. As prefeituras devem fazer levantamento dos danos provocados pelas chuvas e elaborar plano de trabalho, que será encaminhado Ministério da Integração Nacional para liberação de recursos destinados a reconstrução de pontes e equipamentos de infraestrutura urbana danificados pelas chuvas.

“O Estado mais uma vez demonstra que é parceiro dos municípios dando este apoio no momento em que mais precisam. Vamos apoiar as prefeituras para a reconstrução dos municípios”, afirmou Beto Richa. O Prefeito Claudemir Freitas estava em Curitiba durante a semana e acompanhou a decretação.

O mais recente boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa que chega a 110 o número de municípios atingidos pelas chuvas, a maioria com situação agravada pelas cheias dos rios Ivaí e Iguaçu como Boa Esperança do Iguaçu que já havia decretado Estado de Emergência em Março após fortes chuvas. No mês de junho choveu no Município 628,5 mm de chuvas, acima de 03 vezes a média histórica para o período.

Com isso pontes foram danificadas ou completamente destruídas interrompendo inclusive o acesso a Municípios vizinhos como Salto Lontra, um dos acessos a Dois Vizinhos, um dos acessos a Cruzeiro do Iguaçu. Além do dano ou destruição da maioria das estradas do interior do Município. Decisão do Governo Municipal chegou a suspender o transporte de alunos dado ao enorme perigo vivido nos últimos dias. Nesse momento o transporte foi restabelecido e os alunos terão a reposição das aulas.

Além de coordenar todo o envio dos donativos, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil ajuda os municípios nos processos de solicitação de situação de emergência, na homologação pelo Estado e reconhecimento Federal, registrou o Diretor de Operações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil Ademir Ribeiro.

Boa Esperança do Iguaçu também foi reconhecido em Estado de Emergência pelo Governo Federal conforme portaria publicada no diário oficial desta quinta-feira 04 de julho de 2013, pelo Ministério da Integração Nacional / Defesa Civil Nacional, a exemplo de outras 77 cidades do Paraná que receberam a homologação.

Fonte: Assessoria de Imprensa e AEN Governo do Paraná