• Projeto Escolas Sustentáveis •
05 de julho de 2013

Palestra com o Tema Vamos Cuidar do Meio Ambiente com Escolas Sustentáveis foi realizada no Colégio Estadual em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos feitas pela Equipe do Colégio Estadual duran
Foi realizada nas dependências do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu Ensino Fundamental e Médio uma palestra com o Professor Vladson Cunha, mestrando da Universidade Estadual de Londrina. A palestra faz parte do projeto VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS.

O tema central trabalhado pelo professor, foi direcionado a Sustentabilidade. Participaram do evento, Educandos do Ensino Fundamental do 6 ao 9 ano, Professores, Equipe Pedagógica, Direção e Agentes Educacionais I e II, com o intuito de conhecer mais para melhor respeitar o meio onde estamos, bem como contribuir no desenvolvimento do projeto na escola.

O subtema escolhido no colégio pelos educandos foi: terra, sendo que ao longo dos meses de junho/agosto serão efetuadas atividades, para melhorar o ambiente onde estamos inseridos. Dentre as atividades previstas estão: Visita ao horto florestal de Foz do Chopin, Município de Cruzeiro do Iguaçu, Confecção de um Minhocário, Construção de uma Compostagem, afim de produzir substratos para melhorar a qualidade do solo no pátio do colégio, Ajardinamento de Espaços Vazios, Palestra sobre o uso da medicina caseira (chás). Desenvolvimento da “Farmácia Natural”, Implantação de Hortas Suspensas ou Verticais, para a produção tanto de ervas para temperos, bem como ervas medicinais, conforme registrou a Diretora Rozeli Julieta Biavatti Grassi.

Além destas ações práticas do projeto, também estão previstas entrevista com a Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo Loire Biavatti Francischini, Prefeito Municipal Claudemir Freitas, bem como encaminhamento de ofício solicitando o uso da tribuna em uma das seções da Câmara de Vereadores, para divulgar o projeto, alem de demonstrar aos legisladores que os jovens estão realmente preocupados com o espaço onde vivem.

É importante ressaltar que a realização deste evento, foi fruto da parceria entre o Colégio Estadual e a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo, e busca lembrar, que é dever de todos nós munícipes estarmos atentos à questão ambiental, independente da esfera administrativa, de bandeiras políticas ou qualquer outra questão o dever e a responsabilidade é igual para todos.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do