• Jornada Mundial da Juventude •
01 de agosto de 2013

Boa Esperança do Iguaçu esteve representada na 28ª Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro

Fotos feitas pelos participantes e da internet
A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1984, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.

Reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica, para conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma, dos anos de 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.

O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.

A Jornada Mundial da Juventude foi realizada pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1985, em Roma, por ocasião do Ano Mundial da Juventude. A partir de então, passou ser organizada a cada dois anos, como regra geral (algumas, a partir de 2000 ocorreram com três anos de intervalo).

Na edição de 1995, em Manila, Filipinas o evento reuniu cerca de 4 milhões de pessoas, uma das maiores concentrações de católicos da história.

A JMJ de 2013, realizada no Rio de Janeiro, Brasil, reuniu cerca de 3,7 milhões de jovens, sendo a segunda maior concentração de jovens da história deste evento e apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a JMJ é um convite a todos os jovens do mundo.

Da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Boa Esperança do Iguaçu participaram da 28ª Jornada Mundial da Juventude Maiele Wolf Biavatti, Elizandro Florintino e Afonso Rodrigues do Grupo de Jovens da Paróquia JUMP - Juventude Unida no Mesmo Próposito, que juntaram-se aos mais de 600 jovens do Sudoeste do Paraná e em caravana por mais de uma semana participaram das diversas atividades com o Papa Francisco no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

A próxima Jornada Mundial da Juventude será na cidade de Cracóvia, na Polônia em 2016, terra do Beatificado Papa João Paulo II.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Internet