• Programa Calçadas do Paraná •
23 de agosto de 2013

Governo do Paraná libera R$ 10 milhões para construção de calçadas e Boa Esperança do Iguaçu foi contemplada

Fotos de Pedro Ribas da Agência de Notícias do Par
O governador Beto Richa liberou nesta quarta-feira (21) os recursos do Programa Calçadas do Paraná para 31 pequenos municípios. São R$ 10 milhões, a fundo perdido, para as prefeituras construírem nas ruas pavimentadas das cidades. As ruas pavimentadas dos municípios contarão com calçadas nas duas laterais das vias, rampas de acesso, respeitando à legislação federal de acessibilidade, meio-fio, e quadras completas.

A solenidade de formalização dos convênios foi no Palácio Iguaçu, com a presença dos prefeitos de todos os municípios beneficiados, do secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior; do assessor da presidência do Crea-PR e coordenador do Fórum Paranaense de Acessibilidade, engenheiro Antonio Borges dos Reis, e de deputados estaduais, registrou o Prefeito Claudemir Freitas que estava presente no encontro e assinou o convênio para o Município de Boa Esperança do Iguaçu.

É o primeiro programa desta natureza na história do Paraná e também o primeiro do País realizado por um governo estadual. “Fazemos um governo sintonizado com as pessoas e essa iniciativa é mais uma clara demonstração deste compromisso”, afirmou o governador Beto Richa.

“Nas andanças pelo interior percebi a precariedade das calçadas das cidades. Muitas vezes o poder público prepara as vias públicas para automóveis e não para as pessoas. Esse programa demonstra a sensibilidade para com as demandas da população, para garantir mais conforto e segurança aos cidadãos, principalmente idosos, pessoas com deficiência, crianças e mães com seus bebês”, afirmou Richa.

Segundo o Diretor de Urbanismo e Serviços Públicos Ervino Alberton em Boa Esperança do Iguaçu serão construídas as calçadas na Avenida Demétrio Pinzon em toda a sua extensão e ainda na Rua das Orquídeas e na Rua das Camélias na saída para Nova Prata do Iguaçu.

O secretário Ratinho Junior, que propôs o programa, afirmou que, com o programa, o Governo do Paraná sai à frente com uma nova maneira de pensar o município, de tratar as pessoas. “O Paraná está dando não só de ação concreta, mas de atitude”, afirmou.

O secretário afirmou que o critério usado para seleção do primeiro grupo de beneficiados foi o porte dos municípios e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Em curto prazo poderemos estender a outras cidades”, disse Ratinho.

PRIMEIRO ESTADO – Antonio Borges dos Reis, do Crea-PR, lembrou que a reclamação das condições das calçadas nas cidades brasileiras vem de muitos anos. “Essa é uma responsabilidade que deve ser dividida entre municípios, estados e União. O Paraná é o primeiro Estado brasileiro que oferta apoio para solucionar este problema. É uma excelente iniciativa”, afirmou Borges dos Reis.

FUNDO PERDIDO – Cada um dos 31 municípios incluídos nesta primeira etapa do programa Calçadas do Paraná receberá R$ 300 mil, a fundo perdido. Todos eles são beneficiados, também, pelo Plano de Apoio do Desenvolvimento dos Municípios (PAM), Boa Esperança do Iguaçu foi portanto contemplada com o convênio no valor de R$ 300 mil.

Participaram da solenidade de liberação dos recursos os deputados estaduais Artagão Junior, Jonas Guimarães, Paranhos, Pedro Lupion, Ademir Bier, Ademar Traiano, Evandro Júnior, Bernardo Ribas Carli, Alexandre Curi, Stephanes Júnior e Hermas Brandão Junior.

Ademir Ribeiro / Assessor e AN-Pr
Fonte: Assessoria de Imprensa e Agência de Notícias do Pa