• Casa Familiar Rural •
06 de abril de 2006

A Casa Familiar Rural forma alunos com qualificação em agricultura.

A Casa Familiar Rural - Escola do Campo, de Boa Esperança do Iguaçu, formou recentemente uma turma de alunos do 3º ano com Qualificação em Agricultura, o curso tem duração de 03 (três) anos, com semanas intercaladas de aulas teóricas e práticas supervisionadas nas propriedades da família.

A supervisão nas atividades da Casa Familiar Rural é feita pela ARCAFAR-Sul - Associação das Casas Familiares do Sul do Brasil e a manutenção também é feita pela ARCAFAR-sul mantenedora de parte do quadro de funcionários e pela Prefeitura Municipal também mantenedora de funcionários, alimentação e estrutura básica da Casa.

Na ocasião da formação receberam o certificado os alunos Anderson Lorenzi, Adilson Pizato, Adriel Bruno Dalbosco, Alcione José de Souza, Diogo Bergmann e Ivan Carlos Bertoldo. Esses alunos são do Município de Boa Esperança do Iguaçu e do Município de Cruzeiro do Iguaçu tendo em vista parceria entre as prefeituras. Essa turma teve como Instrutores Cassemiro Mai Neto e Carlos Alexandre Coelho e a direção era feita pela Professora Cleonice Alberton Becchi. A Culto de formatura foi realizado na Igreja Nossa Senhora da Salete da Comunidade de Fazenda Veroneze (Vai Quem Quer) foi rezado pelas Ministras Ana Buratto e Joana Coelho com Liturgia dos Funcionários e Formandos da Casa e Cantos feitos pelos Irmãos Bechi, na seqüência foi feita entrega de Certificados pelas Autoridades presentes, servido um jantar nas dependências da Casa e a pesar na chuva na ocasião também foi realizado um baile.

Hoje Além dos Monitores já mencionados acima a Casa Familiar tem como Encarregado na direção o Vice Prefeito Valmor Tessaro, e como Funcionários Lenice Barcello, Inês Rufatto Totti, Neivaci Pizato e Leody Ogliari.

Hoje a casa Familiar Rural conta com aproximadamente 30 alunos, desde séries iniciais até o 3º ano, e além das atividades normais do currículo escolar também é mantenedora de uma horta para consumo próprio e das escolas, um pomar e também terá a responsabilidade juntamente com o Técnico Responsável da manutenção dos trabalhos no Horto Florestal do Município, além de outras plantações como milho experimental e Cursos Realizados em Parceria com o Município, Senar e Sebrae.

A Associação de Pais e Alunos da Casa Familiar Rural tem como Presidente Sérgio de Souza que também é Vereador no Município.
Fonte: Prefeitura Boa Esperança do Iguaçu