• Manejo de Vacas Leiteiras •
10 de setembro de 2013

O Departamento de Agropecuária realizou em Boa Esperança do Iguaçu Curso de Operador de Ordenhadeira e Manejo de Vacas Leiteiras

Fotos feitas pela Equipe do Departamento de Agrope
O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou entre os dias 13 e 22 de agosto Curso Para Trabalhadores na Bovinocultura de Leite, a capacitação trás aos Agropecuaristas participantes, qualificação na Operação de Ordenhadeira e no Manejo de Vacas Leiteiras.

O Curso teve carga horária de 40 horas, foi realizado no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Boa Esperança do Iguaçu e teve como Instrutor o Médico Veterinário Abílio Galvão Trindade Ferreira da Cidade de São Jorge do Oeste.

Valmor Tessaro Diretor Municipal de Agropecuária lembra que parte do curso foi realizado com atividades teóricas e parte da capacitação foi na propriedades dos produtores participantes. Ele lembra ainda que os produtores receberam informações sobre a criação de bezerras, novilhas, vacas em lactação, vacas secas, incluindo nutrição, reprodução, sanidade, gestão, manejo, ordenha e legislação.

O técnico do Instituto Emater no Município Valdisio Candido Moreira destacou também os resultados que já aparecem nas propriedades dos produtores participantes do curso e que segundo ele é de suma importância a qualificação nessa área, pois o Município é essencialmente agrícola com grande vocação na criação de bovinos e na produção de leite.

Já o Prefeito Claudemir Freitas destacou a importância da parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – Senar Paraná Escritório Regional de Francisco Beltrão e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP que sempre nos atendem nas necessidades e demandas apresentadas pelo Município. O Prefeito destacou ainda a participação dos produtores e o trabalho da equipe de técnicos do Departamento Municipal e Emater.