16 de setembro de 2013
Municípios se unem para conseguir melhorias na PR 879 e asfalto entre Dois Vizinhos e Nova Prata
Fotos feitas pelo Assessor de Imprensa Vanderson P
O ditado popular prega que a união faz a força. Pensando nisso, prefeitos, vereadores, presidentes das associações comerciais e sociedade de Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu iniciaram, na noite de terça-feira, 3, na câmara de vereadores de Boa Esperança do Iguaçu, uma luta conjunta. São dois os objetivos principais: o término do asfalto da PR 879 (ligando Cruzeiro e Boa Esperança do Iguaçu) e o asfalto entre Dois Vizinhos (via UTFPR) até Nova Prata do Iguaçu (passando por Boa Esperança). Uma comissão foi montada e uma série de ações, estão sendo programadas para chamar a atenção do poder público.
Juliano Pansera, secretário de finanças, representou o prefeito Claudemir de Freitas (PMDB), de Boa Esperança do Iguaçu, que estava em viagem para Brasília e Goiás. "É muito bom termos o nosso município mãe (Dois Vizinhos) nos apoiando nessa causa. Precisamos de aproximadamente R$ 20 milhões, o que representa muito menos do que outros municípios até aqui na nossa região já ganharam", disse.
A vereadora Lurdes Bertoldo (PMDB), de Cruzeiro do Iguaçu, representou todos os colegas do legislativo enfatizou a importância da união. "Temos que juntar cada vez mais os quatro municípios para o bem comum. Não interessa quem vai fazer a obra, interessa que ela aconteça. Do jeito que está, fica muito difícil, principalmente, pra os agricultores escoarem a produção".
Ivo Schneider (PT), vice-prefeito de Nova Prata do Iguaçu, representou o prefeito Sassá (PMDB), que também estava em viagem para a capital Federal e colocou o município a disposição para lutar pela estrada. "O que ficar decidido aqui tem o nosso total apoio. O asfalto é benefício pra o comércio, agricultores e os municípios", disse.
Raul Isotton (PMDB), prefeito de Dois Vizinhos, falou sobre a dificuldade de chegar até Boa Esperança do Iguaçu. "Quando eu vinha, estava analisando o asfalto e temos que recuperar essa estrada. Não é possível que uma região como a nossa, que produz muito para o Paraná, ainda não tenha ligação por asfalto", disse. Ele comentou que o problema das estradas está em toda a região. "Vindo de Curitiba, depois da BR 277, temos as piores estradas do Paraná", lamentou. Raul ainda comentou que é a hora de deixar as vaidades de lado e lutar, em conjunto, pelo benefício comum.
O prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Luiz Pontes (PMDB), ressaltou que as estradas são um pedido de muitos anos. "Agora é a hora de dar as mãos e cobrar", resumiu. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Boa Esperança do Iguaçu (Acebei), Ademir Ribeiro, falou sobre o ganho para o município se o asfalto se tornar realidade. "A necessidade maior é de Boa Esperança do Iguaçu que hoje, se não o único, é um dos poucos municípios do Estado que ainda não tem ligação por via de asfalto. Logicamente que, o peso de um município do porte de Dois Vizinhos, a união com Cruzeiro e Nova Prata do Iguaçu faz com que nosso pedido tenha muito mais força", relata.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv), Gilson Tedesco, começou falando sobre sua história e disse que só conseguiu se tornar um empresário bem sucedido por acreditar em seus sonhos. "Eu só estou onde estou porque acreditei. Agora, motivei essa união, isenta de partidos políticos, para mostrarmos que precisamos de atenção, precisamos encurtar caminhos e precisamos melhorar a economia para todos os municípios. A nossa idéia é que, enquanto não acontecer nada, vamos continuar mobilizados", disse.
Ele ainda ressaltou que escuta há muitos anos que os recursos vão ser liberados, mas na prática nada acontece. "É inadmissível, em 2013, era da informação, do desenvolvimento, termos dificuldades de asfaltar 20 ou 30 quilômetros", conta.
Governos anteriores se quer cogitaram a possibilidade de atender o pedido dos Municípios o projeto ficou paralisado e engavetado em administrações estaduais anteriores.
DEPUTADOS APOIAM
Os relatórios com pedidos e fotos já foram encaminhados para o deputado federal Nelson Meurer (PP) e a deputada estadual Rose Litro (PSDB), que já demonstraram apoio aos pedidos. A partir de agora, reuniões periódicas vão acontecer com a comissão para programar as próximas ações. Outra ação será resgatar os projetos que já foram enviados para o poder público, reformular e enviar novamente se necessário.
Moradores sonham com asfalto
Daniel Meurer convive com informações de que a estrada, que passa próxima a sua propriedade (entre Boa Esperança e Dois Vizinhos), vai ser asfaltada há muitos anos. "Desde a década de 70 já houve a mobilização aqui do povo da Boa Esperança e todas essas comunidades que correspondem esse trecho até Dois Vizinhos via as comunidades Canoas, Santa Cruz e São Cristóvão. Naquele período, já foi prometido o asfalto, o dinheiro foi liberado pelo Governo do Estado da época e o mapa do Estado passou ter asfalto Dois Vizinhos (via UTFPR) até Boa Esperança sem nunca o asfalto chegar. Após isso, nós sempre procuramos a cada novo prefeito ou novo governador para nos manifestar dessa necessidade de uma estrada mais adequada. Nem sempre pedimos o asfalto, mas pedimos uma estrada porque a produção que tem aqui é muito grande", diz Daniel.
Depois da reunião, ele começou a acreditar que pode ver o asfalto se tornar realidade e elogiou as ações programadas. "É demais importante. Sempre ficamos numa boa, reivindicando, mandando documentos para o Estado, para os secretários, para os prefeitos, sempre em forma de documentos. Hoje à noite eu senti a união dos prefeitos, da população de cada município, das entidades organizadas e representativas. Agora sim, eu fico mais animado e na esperança que antes de eu morrer eu vou enxergar um asfalto ou uma estrada boa para meus filhos e netos", completou, representando em sua fala certamente muito a expectativa da população dos Municípios.
Assessoria de Imprensa e Alexandre Bággio
Fonte: Assessoria de Imprensa e Alexandre Bággio do Jorna