• Conferência de Cultura do PR •
30 de setembro de 2013

Diretor de Cultura Givanildo Rizelo representou Boa Esperança do Iguaçu na 3ª Conferência Estadual da Cultura em Guarapuava

Fotos feitas pelos participantes e Kraw Penas
O Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu Givanildo Rizelo representou o Município na 3ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná realizada entre os dias 21 e 22 de setembro em Guarapuava.

O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e contou com a participação de acima de 500 pessoas, sendo 294 Delegados da Sociedade Civil e 219 Delegados inscritos da Área Governamental, além de convidados e observadores.

Ao final do evento foram eleitos 28 Delegados e os Respectivos Suplentes Representantes da Sociedade Civil e da Área Governamental que irão representar o Estado do Paraná na Conferência Nacional da Cultura no mês de Novembro em Brasília.

O Tema da 3ª Conferência Estadual da Cultura no Paraná sugerido nacionalmente foi: Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura.

Ainda na área da cultura além dos Departamentos ou Secretarias Municipais de Cultura nos Municípios, a nível regional os Municípios do Sudoeste estão organizados e fazem parte da 14ª Regional de Cultura do Paraná que tem como Coordenadora a Diretora de Cultura de Francisco Beltrão Soraia Luz Quintana e congrega 42 Municípios da Região de Francisco Beltrão e Pato Branco.

No encerramento da 3ª Conferência Estadual o Secretário de Estado da Cultura lembrou que estamos trabalhando para melhorar a cultura do Paraná. Discutindo abertamente com todos. Esta conferência produziu um resultado extraordinário, temos delegados eleitos que levarão nossas propostas a Brasília, e temos documentos que ajudarão a montar o Plano Estadual da Cultura. Fico feliz que este grupo esteja contribuindo para isso. Essas foram as palavras do secretário de Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, no encerramento da Conferência.

Ele também destacou outras ações já desenvolvidas para fortalecer a cultura do Estado, como a formação do Conselho Estadual da Cultura e a aprovação da Lei que criou o programa de incentivo, o Profice, ambos frutos de ampla participação da sociedade civil. “O Conselho já está atuando de forma efetiva e o primeiro edital do Profice deve ser lançado no mês de outubro”, destacou o secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa e www.cultura.pr.gov.br