• Encontro •
06 de abril de 2006

Pastoral da Criança e o Departamento Municipal de Saúde promovem encontro

O Encontro entre as Líderes da Pastoral da Criança e Agentes Comunitárias de Saúde foi realizado no dia 03 de março de 2006, teve inicio às 09:00 horas e término às 15:00 horas, na ocasião foi servido almoço de confraternização.

O Encontro que aconteceu no Centro de Pastoral da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida do Município teve a presença de 30 pessoas entre Líderes da Pastoral da Criança que tem como Coordenadora Municipal Edite Amélia Andreis e Agentes Comunitários de Saúde que tem como Supervisora a Enfermeira Maira Adriane Chinazzo.

Entre os assuntos tratados foram trabalhados temas do Caderno da Líder, Exercícios com as FABS - Folha de Acompanhamento de Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação Comunidade e ainda atualizado os dados de ambos os órgãos que na esfera federal mantinham diferenças nos dados apresentados sobre o Município.

Durante o Encontro e a Confraternização estiveram presentes o Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA do Município Ademir Ribeiro que discorreu sobre a Legislação pertinente a Criança e ao Adolescente em Especial o ECA e ainda as Representantes do Departamento de Ação do Município Leonilda Begnini e Maria Edinéia Souza Vargas Pretto que falaram sobre a questão dos Idosos no Município e a legislação garantidora dos Direitos do Idoso em Especial o Estatuto do Idoso.

Parceria foi firmada para que tanto as Líderes da Pastoral da Criança quanto as Agentes Comunitárias de Saúde dêem um cuidado especial a essas duas faixas etárias em caso de constatação de fatos que estejam acontecendo contrário ao garantido na legislação informando os órgãos competentes como Conselho Tutelar, CMDCA, Conselho de Ação Social, Conselho Municipal de Saúde, Polícia e Ministério Público se necessário para atuar e aplicar as medidas cabíveis além de resolver determinadas situações como maus tratos, abandono intelectual e outros crimes que por ventura possam estar ocorrendo.

Ambos os temas continuarão a serem trabalhados nas reuniões mensais tanto das (os) Agentes Comunitárias de Saúde quanto das Líderes da Pastoral da Criança do Município.
Fonte: Prefeitura Boa Esperança do Iguaçu