• Educação em Tempo Integral •
08 de outubro de 2013

Educadores de Boa Esperança do Iguaçu participaram do III Seminário de Educação em Tempo Integral

Fotos de Valmir L. Galvan e Delkes Santolin, Equip
Educadores do Município de Boa Esperança do Iguaçu participaram do III Seminário de Educação em Tempo Integral 2013 realizado no final do mês de agosto na cidade de Dois Vizinhos. O evento foi realizado no Chaplin Centro de Eventos e organizado pelo Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos. O evento contou durante os 03 dias com a participação maciça dos professores da rede municipal de Educação de Boa Esperança do Iguaçu.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN/1996, a Educação Integral é o aumento progressivo da jornada escolar na direção do regime de tempo integral, valorizando as iniciativas educacionais extra escolares e a vinculação entre o trabalho escolar e a vida em sociedade. A proposta de se implantar uma política de Educação Integral partiu da análise dos baixos índices da educação básica. Surgiu, pois, da necessidade de melhorar a qualidade da educação, reduzindo o fracasso escolar e proporcionando às crianças e jovens novas possibilidades de se desenvolverem. É um novo desafio para a educação pública brasileira, levando em consideração que vivenciam-se tempos de mudanças.

Com a modernidade, a rotina familiar mudou. Em muitas famílias os adultos trabalham o dia todo e é difícil ter um lugar para deixar as crianças. Com o período integral, as crianças estão seguras na escola, aprendendo novas coisas, expandindo seus conhecimentos, melhorando o rendimento escolar, o que contribui para aumentar a qualidade de vida.

O evento contou com ilustres palestrantes como: Marta Chaves da UEM, Dr. João Luiz Gasparin (UEM), Dr. Alceni Guerra, Professora Elizandra Florin Soares, Sr. Clauderi Farias, Secretario de Educação de Bom Jesus do Sul, Professora Ozélia de Fatima Nesi Lavina, Chefe do NRE de Francisco Beltrão e Sr. Paulo Deola, ex-prefeito de Bom Jesus do Sul que relatou como ocorreu a implantação da Educação em Tempo Integral naquele município.
Durante o evento os participantes foram agraciados com inúmeras apresentações culturais apresentadas por alunos e professores de diversas escolas da rede estadual dos Municípios, relatou a Diretora Municipal de Educação Ivanilde Vachin que representou o Prefeito Claudemir Freitas na abertura do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações do Departamen