• Defesa Civil Municipal •
11 de outubro de 2013

A Coordenadoria de Defesa Civil de Boa Esperança do Iguaçu irá criar o Plano Municipal de Contingência à Desastres

Assessoria de Imprensa / Acervo do Município
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil COMDEC de Boa Esperança do Iguaçu realizou nesta quarta-feira 09 de outubro de 2013, às 09:00 horas da manhã importante reunião com o objetivo de criar o Plano Municipal de Contingência à Desastres.

Tendo como local a Sala de Reuniões no Paço Municipal e com a presença do Prefeito Claudemir Freitas, do Cabo do Bombeiro Militar Unidade de Dois Vizinhos Adilson José Novachaelley, de Secretários e Diretores Municipais foi criado um grupo de trabalho que terá até 29 de outubro para concluir o trabalho de coleta de dados e fazer a inclusão dos mesmos no Sistema da Defesa Civil do Estado do Paraná o SISDC.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Boa Esperança do Iguaçu foi criada pela Lei Municipal 026.10/1997 da data de 20 de outubro de 1997, tem como Presidente de acordo com a Lei o Prefeito Municipal Claudemir Freitas e de acordo com o Decreto Municipal n. 016.03/2005 da data de 07 de março de 2005 tem como Diretor de Operações Ademir Ribeiro.

O Grupo de Trabalho foi formado pelas seguintes pessoas: Antonio Bianchini – Secretário de Governo, Juliano Pansera – Secretário de Finanças, Valdisio Candido Moreira - Técnico do Instituto Emater, Odilmara Terezinha Dreves Freitas - Secretária de Assistência Social, Ivanete Trindade Rufatto – Pedagoga do Departamento de Educação, Loire Biavatti Francischini – Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo, Valmor Tessaro – Diretor de Agropecuária, Marizangela Trumi – do Departamento de Recursos Humanos e Volnei Armando Tessaro Diretor de Saúde. A reunião teve ainda a presença do Diretor de Tributação e Fiscalização Adair José Martins da Rocha que irá apoiar os trabalhos e do Contador Edson José Guizoni Necker.

Na mesma reunião foi tratado sobre a atualização da legislação da Defesa Civil Municipal ficando a cargo dos Assessores Jurídicos do Município e de Valcir Paim de Andrade. E ainda sobre o andamento dos projetos tendo em vista a decretação de estado de emergência em junho desse ano, após as fortes chuvas ocorridas. Sendo que os planos de trabalho dos projetos ficaram a cargo do Diretor do Departamento de Projetos e Licitações Ivanir Rufatto e Leandro Carlos Cecatto.

O Plano Municipal de Contingência tem como objetivo planejar ações de prevenção e monitoramento de possíveis áreas de risco no Município, bem como o de definir claramente a responsabilidade do poder público e da sociedade organizada em como agir na ocorrência de sinistros no Município.

A Defesa Civil é tida como a 4ª força do Brasil, depois da Força Aérea, Naval e Terrestre do país e é a união das pessoas, na busca do apoio coletivo a própria sociedade em caso de ocorrência de sinistros. A Defesa Civil valoriza a vida, o atendimento ao ser humano independente de sua classe social, no entanto, prioriza o atendimento material as famílias que encontram maiores dificuldades de sozinhas se restabelecerem após a ocorrência de sinistros de qualquer natureza.

Ademir Ribeiro / Assessor – Diretor de Operações
Fonte: Assessoria de imprensa