• 2º Circuito Regional de Xadrez •
01 de novembro de 2013

Realizado em Boa Esperança do Iguaçu o 2º Circuito Regional de Xadrez do Núcleo Regional de Educação

Assessoria de Imprensa / Acervo do Município
O Município de Boa Esperança do Iguaçu sediou nesta quinta-feira 31 de outubro de 2013 o 2º Circuito Regional de Xadrez com a participação dos 7 Municípios do Núcleo Regional de Dois Vizinhos.

Alunos Atletas Enxadristas das Unidades Estaduais de Educação de Boa Esperança do Iguaçu, Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, São Jorge do Oeste e Nova Esperança do Sudoeste participaram da competição que teve inicio por volta das 09:00 horas da manhã e foi realizado no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Presente na abertura o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos Nivaldo José Florentino destacou a parceria com o Município de Boa Esperança do Iguaçu, parabenizou pela participação os mais de 300 alunos enxadristas, destacou o trabalho feito pela Equipe do Município, a Equipe do Núcleo de Educação e dos Árbitros do Lontra Clube de Xadrez pelo empenho, trabalho e organização. Ele destacou ainda o trabalho dos Professores que atuam na área da Educação Física em colocar em seu planejamento atividades ligadas a pratica do 2º esporte mais praticado no mundo o xadrez.

Já o Prefeito Claudemir Freitas destacou o trabalho da Equipe do Núcleo, e agradeceu pela confiança em receber um evento a nível regional. O Prefeito também destacou o empenho de toda a Equipe na organização do local, alimentação e em toda a estrutura para receber os alunos que são muito bem vindos ao nosso Município. E finalizou desejando a todos boa sorte na competição e lembrando que a prática enxadrística trás inúmeros benefícios aos seus praticantes como a melhora na capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico e dedutivo, inteligência, imaginação, melhora a auto-estima, além de ser uma competição saudável é um meio de inserção social de crianças, jovens e adultos e estimula o trabalho em equipe.

Fato que chamou a atenção dos participantes foi a participação do Aluno Luiz Henrique Wessling do 9º Ano da Escola do Rio Gavião em Nova Esperança do Sudoeste que é deficiente auditivo e que participou acompanhado do Professor Everton Soares intérprete de libras, dessa forma efetivamente a inclusão acontece, com respeito e apoio básico necessário ao aluno lembrou o Professor e Intérprete.

Além do Prefeito Municipal que representou os Prefeitos dos 7 Municípios do NRE e do Chefe do Núcleo de Educação fizeram parte da mesa a Secretária Municipal de Educação Ivanilde Vachin que representou os Secretários dos 7 Municípios, o Diretor de Cultura Givanildo Rizelo, Olizete Meurer que Representou os Professores de Educação Física, Vereador Givanildo Trumi que representou a Câmara de Vereadores, Adriana Biancatto Assistente de Chefia do NRE e Solange Leopoldino Coordenadora de Educação Física no NRE de Dois Vizinhos. E ainda a 1ª Dama e Secretária de Assistente Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas que estava acompanhando as alunas do Corpo de Dança do Município que realizaram apresentação a todos os presentes após a execução do hino nacional brasileiro.

Por fim fica o registro a professores, direção, equipes pedagógicas e funcionários das unidades estaduais de educação dos 7 Municípios pelo trabalho realizado na formação de crianças e adolescentes da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do