• Vacinação Contra Febre Aftosa •
05 de novembro de 2013

Iniciou em Boa Esperança do Iguaçu a segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento juntamente com o Departamento de Agropecuária, comunicam que no dia 1º de novembro, iniciou a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no Estado do Paraná. A campanha de vacinação irá durar o mês de novembro inteiro.

A Adapar está mobilizando entidades da iniciativa privada para que ajudem na divulgação e na conscientização dos produtores rurais, sobre a importância de vacinar todos os animais das propriedades. Nesta campanha, ficou decidido, através de consenso, pelo CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária) que cada produtor tem a obrigação de vacinar o seu rebanho. Ressaltamos, que nesta campanha, todos os animais devem ser vacinados contra a febre aftosa.

Os produtores devem levar a nota fiscal da compra das vacinas até a unidade local de sanidade agropecuária, para comprovar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa além do vasilhame. E também, os atestados de vacinação contra brucelose das bezerras que estão na faixa etária de três a oito meses devem ser levados, sendo que a vacinação contra a brucelose passa a ser obrigatória apartir desse ano a exemplo da aftosa. Lembrou o Diretor de Agropecuária do Município Valmor Tessaro.

Orienta-se que todos os produtores evitem vacinar seu rebanho e comprovar junto à unidade de sanidade agropecuária, nos últimos dias da campanha. Evitando assim, as possíveis filas ou maiores problemas o ideal é que até o dia 20 de novembro a vacinação esteja concluída em Boa Esperança do Iguaçu.

O Diretor-Presidente da ADAPAR explica que vacinar e proteger o rebanho é barato.
“Pôr em risco os rebanhos e ser multado por isso, pode sair bem caro”, afirma Inácio Afonso Kroetz. Após o período de vacinação, e de comprovação das vacinas, os produtores que não vacinarem seus animais serão visitados pelos fiscais, para vacinação compulsória e serão multados em R$ 96,09 por cabeça não vacinada registrou essas informações Kathia Eliane Formighieri
Médica Veterinária Supervisora Regional da Adapar da Unidade Regional da SEAB em Dois Vizinhos, que finalizou lembrando que cuidar da sanidade do seu rebanho é investir no seu patrimônio!

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Adapar