• Entrega de Veículo ao PIA •
07 de novembro de 2013

Programa de Inseminação Artificial recebeu veículo em Boa Esperança do Iguaçu adquirido pelo Município

Assessoria de Imprensa / Acervo do Município
O Departamento de Agropecuária recebeu na última semana um veículo para uso do Programa Municipal de Inseminação Artificial - PIA da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu.

No Município são produzidos 14 milhões de litros de leite por ano, mensalmente as mais de 5.000 matrizes leiteiras produzem 1.166.000 mil litros de leite por mês, registrou o Diretor de Agropecuária Valmor Tessaro, informações oficiais do Deral – Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAB finalizou Valmor. Ele relatou ainda que acima de 300 propriedades rurais trabalham com a produção de leite no Município.

Ainda na área da produção de leite há que se destacar outra importante frente de atuação da administração municipal na melhoria da genética para o gado de leite. Em 2009 quando assumiu o executivo municipal o Prefeito Claudemir Freitas, já em maio de 2009 buscava cumprir umas das propostas de campanha muito solicitada pelos agricultores, a reativação do Programa de Inseminação Artificial – PIA. Registros do Departamento demonstram que entre 08 de maio de 2009 quando foi feita a primeira inseminação e o dia 18 de setembro de 2012 quando os dados foram fechados os dados na 1ª avaliação foram realizadas 2.865 inseminações e nesta data 12 novembro de 2013, 4.400 procedimentos de inseminação foram realizados, o que justifica o investimento com recursos próprios da Prefeitura na aquisição do veículo Fiat Strada ano 2011, modelo 2012, veículo no valor de 26.500,00 mil reais, adquirido com recursos da realização de leilão de outros veículos e bens inservíveis ao Município.

Os Técnicos do Programa Rubens Dreves e Jacir Beletini destacam que aproximadamente 170 propriedades aderiram e trabalham atualmente com a inseminação artificial do seu rebanho. Eles destacam que a média mensal de inseminações é de 80 atendimentos mês. E finalizam comemorando um índice de prenhes de 78% dos procedimentos de inseminação com sucesso.

Já o Médico Veterinário do Município Jonas Jean Zarth destaca que 03 raças são oferecidas aos Agropecuaristas Gir Leiteiro, Holandês e Jersey. O município subsidia o custo de todos os procedimentos e finalizou destacando a estrutura que o departamento tem a disposição do programa até telefone celular exclusivo para o atendimento dos agropecuaristas foi adquirido e fica a disposição em horário comercial disse ele e agora com a chegada de um veículo para uso exclusivo o trabalho ficará certamente ainda melhor. E aproveitou pra relatar que aos finais de semana o agendamento para a inseminação deve ser feito até as 12:00 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Secretaria