• 11 Anos Depois - Asfalto •
18 de novembro de 2013

Asfalto de Boa Esperança a Cruzeiro do Iguaçu é finalizado 11 anos e 03 meses depois de iniciado

Assessoria de Impresa / Acervo do Município
No último mês de outubro de 2013, o Departamento de Estradas e Rodagem DER do Governo do Estado do Paraná, está em fase de conclusão da construção do trecho do asfalto na PR 879 que liga Boa Esperança do Iguaçu a Cruzeiro do Iguaçu.

A obra está sendo finalizada já nas imediações do Bairro Vila Nova na entrada da Cidade de Boa Esperança do Iguaçu, e também já está sendo feito as marcações para pintura e sinalização horizontal da pista.

A construção do asfalto foi iniciada e anunciada em 18 de julho de 2002, em frente ao Ginásio de Esportes Cruzeirão em Cruzeiro do Iguaçu, na época era Governador Jaime Lerner, e os Prefeitos eram Antonio Udcenski de Boa Esperança hoje atual Vice Prefeito, Paulo Sérgio Ribas Santiago Prefeito de Cruzeiro do Iguaçu e Jair Antonio Morgan Prefeito de Nova Prata do Iguaçu na época.

A obra foi viabilizada pelo então Deputado Luiz Fernandes da Silva Litro, e previa a construção de asfalto ligando os 03 Municípios, como houve a troca de Governo a obra não foi terminada e o 1º trecho entre Cruzeiro e Boa Esperança ficou na divisa dos Municípios, hoje o trecho de pouco mais de 6 km onde só tinha o reperfilamento asfáltico esta em fase final de construção, 11 anos e 03 meses depois do seu inicio.

A liberação da conclusão desse trecho foi feita pelo Governador Beto Richa em 03 de setembro de 2013, em Curitiba aos Prefeitos Claudemir Freitas e Adroaldo Hoffelder o Sassá, vale ressaltar que o Governador anterior ficou no cargo por 02 gestões e abandonou a referida obra sem a conclusão. A construção do trecho final do asfalto entre Cruzeiro a Boa Esperança foi viabilizado pela Deputada Rose Litro, que atendeu pedido dos prefeitos, de entidades como as Associações Comerciais dos 03 Municípios atendidos com o apoio de Dois Vizinhos, de diversas outras entidades e da população dos 03 Municípios que aguardavam por mais de uma década a conclusão da construção da PR 879 nesse trecho.

Fica em nome de todos a imensa gratidão ao Governo do Paraná pelo atendimento feito buscando o término do referido asfalto que esta em fase final sua construção.

Ainda Prefeitos, Câmaras, Entidades e população continuam a busca agora pela liberação asfáltica da rodovia projetada entre Boa Esperança do Iguaçu a Nova Prata do Iguaçu e na pauta ainda novo trecho entre Dois Vizinhos via UTF PR a Boa Esperança do Iguaçu. O governador em sua visita ao Município em 25 de outubro garantiu a construção entre os dois Municípios assim que forem autorizados pelo Governo Federal recursos de empréstimos do Estado do Paraná junto ao Banco Mundial e a outras instituições, o que se aguarda a mais de 1 ano e meio. Atualmente após visita da Presidenta Dilma a Curitiba, a mesma prometeu enfim autorizar os referidos empréstimos ao Paraná, recurso que contempla projetos também de infraestrutura sendo um deles a ligação asfáltica a Nova Prata do Iguaçu, segundo o próprio Governador relatou durante seu discurso quando da sua visita aos Municípios da região.