• Manifestos Pró-Asfalto •
10 de dezembro de 2013

Manifestações fecharam diversos trevos em Dois Vizinhos, acessos a Boa Esperança e Cruzeiro do Iguaçu e em Nova Prata do Iguaçu

Fotos da Assessoria de Imprensa e do Site do Porta
Entre as 6 e 12 horas desta terça-feira, 10 de dezembro de 2013, uma manifestação pacífica marcou o pedido por ligação asfáltica entre Dois Vizinhos e Nova Prata passando por Boa Esperança do Iguaçu. O anseio da comunidade é antigo principalmente no trecho entre Boa Esperança a Nova Prata do Iguaçu e o ato foi o primeiro de outros que devem acontecer até o pedido ser atendido. “A comissão vai continuar atuando. Vamos levar nossas reivindicações para o governo do Paraná e do Brasil até que alguém se sensibilize”, diz Daniel Meurer, um dos coordenadores da Comissão de Interligação Asfáltica entre Dois Vizinhos e Nova Prata do Iguaçu. Grande parte dos motoristas que esperavam nas filas apoiaram o movimento. “Temos que buscar melhorias. Protestos como esse, sem baderna, são interessantes. Para os governantes ouvir a população é só assim”, disse João Chaves do Nascimento.

O projeto não tem bandeira política e busca chamar atenção para a importância do investimento em pavimentação asfáltica entre os municípios de Dois Vizinhos e Nova Prata do Iguaçu, passando por Boa Esperança do Iguaçu e atendendo ainda Cruzeiro do Iguaçu. "Só Boa Esperança produz 700 mil sacas por ano, mas no entorno dessa estrada, por ano, passa de 1 milhão de sacas de cereais e não temos estrada com asfalto. Temos mais de 120 mil litros de leite por dia, 200 toneladas de ração que giram, mais todas as outras coisas. Isso não é admissível. Além disso, essa estrada encurta 20 quilômetros para quem quer ir ao Oeste e para Boa Esperança a distância fica em 20 quilômetros, sendo que por Cruzeiro do Iguaçu a distância é 32 quilômetros", disse Daniel Meurer, morador de Boa Esperança e um dos participantes da comissão em entrevista para a Rádio Educadora AM.

Toda a sociedade está convidada para participar. Não vamos lá fazer festa. A gente quer mostrar nossa indignação para chamar atenção. O ano que vem é ano eleitoral e nós acreditamos que temos políticos competentes na região, independente de partido, cor ou raça, para conseguir esse asfalto. Já pedimos apoio de prefeitos, deputados e deputadas. Estamos falando em R$ 37 milhões para fazer esse asfalto. É muito pouco se vermos os benefícios que essa pavimentação vai gerar, disse Gilson Tedesco, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv) que é um dos membros da comissão.

Ele destaca que todas as ACEs estão participando da mobilização. Essa movimentação que estamos iniciando está dentro do planejamento estratégico da Associação Comercial. Começamos isso no mês de abril, quando fizemos várias reuniões com o pessoal de Boa Esperança, de Nova Prata e os moradores da região da rodovia. A Acedv está envolvida por dois motivos: o primeiro é que nós vamos deixar de ser fim de linha. Se você vem de Pato Branco, Beltrão ou qualquer cidade e quer dar seqüência precisa de um retorno no trevo do Alto Bela Vista, vai a Salto do Lontra, enfim, faz uma volta. Nós queremos mudar isso. O segundo motivo é que isso vai ser bom para os municípios, para as comunidades, a economia, geração de empregos, o comércio e a saúde. Todo mundo ganha, analisa.

A comissão Pró-Asfalto foi criada durante uma reunião ampliada na Câmara de Boa Esperança do Iguaçu em 03 de setembro de 2013, com a presença das Associações Comerciais dos 04 Municípios, das Prefeituras, Câmaras e outras Entidades. Registrou Ademir Ribeiro Presidente da ACE de Boa Esperança do Iguaçu.

O professor Raulino Melo de Souza, que reside na comunidade de São Cristóvão, também faz parte da comissão. Temos que ficar mobilizados até que o pedido seja atendido. Nossa região tem uma história, todos nós sabemos, da resistência de 57, onde os colonos se uniram, fizeram o movimento e temos a consequência hoje, de estarmos numa das regiões mais ricas do Paraná. Eu fico nervoso porque moro no são Cristóvão e uma estrada onde passam uma média de 1,5 mil carros por dia não pode ficar nessa situação. Nesses 40 anos que moro em Boa Esperança, foram feitos apenas 10 km de asfalto. Quatro aqui da UTFPR e seis de Canoas até Boa Esperança, conta.

Afonso Rodrigues, morador de Boa Esperança, espera que a manifestação gere resultado. Será que precisamos fazer um desafio para os políticos? Para nós, não nos interessa, não é relevante quem vai fazer esse asfalto. Ao longo desses 40 anos ele já tem pai, mãe, avô e bisavô, mas o asfalto não saiu. O que acontece hoje, que é extremamente desconfortante para nós Esperancenses do Iguaçu, é que cansamos de ouvir promessas. Isso já não faz mais diferença. Precisamos de ordem de serviço, precisamos ver as máquinas trabalhando, conclui.

Na última sexta-feira 06 de dezembro, foi entregue ofício a Ministra Chefe da Casa Civil do Governo Federal Gleisi Hoffemann pedindo a sua intervenção junto ao Governo Federal para a construção do trecho entre Dois Vizinhos, Via UTF-PR a Boa Esperança do Iguaçu local onde a rodovia é de estradas municipais e o trecho entre Boa Esperança a Nova Prata do Iguaçu é uma rodovia estadual projetada e está sendo buscada junto ao Governo Estadual obra que foi inclusive anunciada durante a visita do Governador ao Municípios, segundo ele assim que forem liberados os empréstimos que o Paraná busca junto ao Banco Mundial e outros órgãos e que estão parados em órgãos do Governo Federal ele irá liberar o inicio da obra.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações do Jornal de