• Redução de Perdas: Soja •
27 de maio de 2014

Prefeito Claudemir Freitas, Equipe e Produtores presentes na premiação do Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita da Soja

Fotos do Técnico da Emater Valdisio Candido Moreir
O Município de Boa Esperança do Iguaçu esteve participou e estava presente na realização1º Concurso de Redução de Perdas na Colheita da Soja, região de Dois Vizinhos.

Realizado na sexta-feira 23 de maio, no Clube Sete de Setembro em Dois Vizinhos o 1º Concurso de Redução de Perdas na Colheita da Soja realizado pelo Núcleo Regional SEAB/EMATER/UTFPR, Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, Entidades e Cooperativas ligadas ao setor agropecuário em geral.

Presentes ainda os Secretários e Diretores das Secretarias e Departamentos Municipais de Agricultura e Equipes e os Técnicos e Equipes das Unidades Municipais da EMATER dos Sete Municípios que compõe a região de Dois Vizinhos.

Participaram do evento além das autoridades, 117 Produtores/operadores de colheitadeiras da região, entre estes, 12 de Boa Esperança do Iguaçu, inscritos no Concurso.

O concurso reuniu propriedades dos sete municípios atendidos pelos núcleos da Seab e Emater de Dois Vizinhos. A microrregião cultivou cerca de 53.100 hectares de soja, apresentando uma produtividade, na última safra, de 56 sacas/hectare.

Dados da Embrapa demonstram que a perda média, na região, é de 2,5 sacas/hectare, o que representa 130 mil sacos e cerca de R$ 8 milhões de desperdício. Por isso, foi idealizado o concurso que já teve uma grande vitória: diminuir o desperdício para pouco mais de 1 saca/hectare.

Diversas autoridades participaram do evento, entre elas, a deputada Rose Litro (PSDB), os prefeitos de Boa Esperança do Iguaçu, Claudemir Freitas (PMDB), de Salto do Lontra, Maurício Baú, de São Jorge do Oeste, Gilmar Paixão (PT), de Nova Esperança do Sudoeste Jair Stange (PDT) e o vice-prefeito de Nova Prata do Iguaçu Ivo Schneider (PT).

O Concurso premiou os 08 primeiros colocados com a menor perda por hectare, sendo o 1º colocado o produtor de Salto do Lontra Arlindo Bisolo.

Boa Esperança a nível regional não foi contemplado, ficando na 20º colocação. Pelo município os 12 operadores inscritos de Boa Esperança do Iguaçu, o 1º colocado ficou com André Luiz Sordi, com 14,91 kg/ha e como incentivo contemplado com 04 horas máquina. O evento finalizou com almoço aos produtores/operadores, familiares e convidados, conforme registrou Valdisio Candido Moreira Técnico da Emater do Município presente no evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações do Técnico da