• Em Situação de Emergência •
10 de junho de 2014

Boa Esperança do Iguaçu está em Situação de Emergência após as chuvas ocorridas no final de semana 08 de junho

Fotos da Equipe da Assessoria de Imprensa, Depto d
O Município de Boa Esperança do Iguaçu está em Situação de Emergência após as fortes chuvas do final de semana. Entre a noite da quinta-feira 05 e o último domingo 08 de junho de 2014 choveu no Município quase 350 mm o equivalente a dois meses em período de normalidade.

Foram afetadas toda a população do Município, sendo que no meio rural o Departamento de Agropecuária e o Instituto Emater finalizam as perdas dos produtores rurais com a safra final da soja, do feijão e os danos no plantio do trigo. Também houve a indicação de danos e perdas na produção leiteira do Município.

O Departamento de Viação e Obras registrou ainda danos ou destruição total em quase 10 km de estradas rurais no cascalhamento, e danos em inúmeros trechos dos mais de 300 km de estradas rurais do Município. Também foram danificadas ou destruídas diversas pontes e inúmeros bueiros que já tiveram o Relatório de Vistoria Inicial RVI realizado inclusive com a demarcação dos locais em GPS e o envio das informações ao Governo do Estado e a Defesa Civil Estadual.

Já na cidade o Rio Boa Esperança – Rio Micos que corta a cidade transbordou e alagou inúmeras residências em ruas próximas deixando diversas famílias desalojadas com perda de pertences e bens de uso pessoal e familiar, além danos a empresas da região. Houve a destruição ainda de diversos bueiros e na ponte sobre o rio na Avenida Demétrio Pinzon a equipe do Departamento de Viação e Obras fizeram uma intervenção interrompendo o transito e abrindo toda a rua na cabeceira da ponte para aumentar a vazão da água.

Diante do quadro o Prefeito Claudemir Freitas com o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil Decretaram Situação de Emergência no Município através do Decreto 878 da data de 09 de junho de 2014.

O Prefeito Claudemir Freitas disse que a Administração Municipal está empenhada em resolver os problemas causados pelas chuvas. “Infelizmente as chuvas do último final de semana também deixaram estragos em nosso município, com maior intensidade no meio rural. Estamos focados em resolver estes problemas, porém, sabemos que são muitos, mas iremos atuar com a toda a equipe de servidores para que tudo volte ao normal o mais breve possível.

O Prefeito destacou ainda o apoio recebido do Governador Beto Richa que sensibilizado com a situação reconheceu a Situação de Emergência em nosso Município e diversos outros já na segunda-feira conforme Decreto 11.301. Colocou a disposição a Defesa Civil Estadual e as Secretárias de Estado, conforme relatou o Prefeito que viajou a Curitiba já na segunda-feira 09 de junho em busca de apoio para a reconstrução dos danos e prejuízos causados no Município de Boa Esperança do Iguaçu.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Coordenado