• Prejuízos com as Chuvas •
16 de junho de 2014

Prejuízos causados pelas chuvas ultrapassam 2.1 milhões de reais em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Equipe da Assessoria de Imprensa, Valmor
O Município de Boa Esperança do Iguaçu está em Situação de Emergência desde a terça-feira 10 de junho de 2014, conforme Decreto Municipal n. 787.

As fortes chuvas ocorridas entre os dias 05 a 08 de junho, quando choveu 323 mm, o equivalente a quase 02 meses em período de normalidade, sendo mais de 80% das chuvas no final de semana 07 e 08 de junho, levaram o Prefeito Claudemir Freitas a decretação da situação de emergência.

Boa Esperança do Iguaçu também recebeu a homologação estadual através do Decreto n. 11.301 da data de 09 de junho de 2014, assinado pelo Governador Beto Richa com o acompanhamento da Defesa Civil Estadual. No mesmo decreto sendo este o 1º expedido no estado tendo em vista a ocorrência de chuvas também foram reconhecidos outros 76 Municípios.

O Município encaminhou ainda todo o processo a Defesa Civil Nacional buscando o Reconhecimento do Governo Federal e no dia 11 de junho de 2014, através da Portaria 157 do Ministério da Integração Nacional – Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi reconhecido juntamente com mais 129 Municípios do Paraná que também obtiveram Reconhecimento na mesma Portaria.

Em decorrência das fortes chuvas que causaram enchente e alagamentos em especial na Cidade, Boa Esperança do Iguaçu já soma prejuízos da ordem de 2.103.630,00 (dois milhões, cento e trinta mil seiscentos e trinta reais). As famílias que tiveram as residências inundadas estimam danos em aproximadamente 90.000,00 mil reais. Os danos causados a estradas, pontes e bueiros que foram danificados ou destruídos no Município são estimados em 460.000,00 mil reais o custo para reconstrução. Más o maior prejuízo foi na agricultura e pecuária do Município com danos estimados em 1.553.630,00 milhões de reais, as perdas são na safra do trigo perda de 50%, o milho safrinha perda de 20% e o feijão 2ª safra com perdas estimadas de 50% das lavouras plantadas, além da diminuição da produção do leite nos dias de chuva e posteriores com queda de 40% da produção.

No processo de Decretação de Estado de Emergência com a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil COMPDEC, que tem como Coordenador o Prefeito Municipal Claudemir Freitas e Diretor de Operações Ademir Ribeiro, foi necessário o envolvimento direto dos Secretários e Diretores Municipais e servidores públicos do Departamento de Viação e Obras, Departamento de Agropecuária, Departamento de Urbanismo e Serviços Públicos, Departamento de Saúde, Secretaria de Administração, Secretaria de Finanças, Secretaria de Assistência Social além de outros servidores deslocados de suas atividades para apoiar no levantamento das informações e no inicio das atividades de apoio aos atingidos diretamente e na reconstrução. Bem como fica destacado o apoio durante todo o processo de voluntários e ainda o apoio do Governo do Estado, através da Emater no Município, da Unidade da Seab Regional entre diversos outros órgãos colocados a disposição pelo Governo do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Coordenadoria Municipal d