• Alerta do SIMEPAR •
25 de junho de 2014

Aviso Meteorológico do SIMEPAR - 25.06.2014 09 hs e 45 min - Mais chuvas para o Sudoeste, Paraná e Região Sul

Fotos da Assessoria do SIMEPAR e Internet
A/C Defesa Civil do Paraná

Condições meteorológicas Simepar
Nesta quarta-feira o tempo segue instável no Sul do País. As chuvas mais fortes e organizadas ocorrem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná as áreas de instabilidade continuam atuando de forma mais irregular, e novamente ocorrem preferencialmente entre o oeste, o sudoeste e o centro-sul paranaense. No norte e no noroeste o Sol predomina, por isso aquece bastante à tarde.
Lentamente as áreas de instabilidade, associadas a presença de uma frente semiestacionária, avançam pelo Paraná na quinta-feira. No oeste, sudoeste e no sul paranaense chove a qualquer hora do dia, com acumulados significativos nestes setores. No noroeste, Campos Gerais e RMC as instabilidades são isoladas, não cobrindo grandes áreas. Novamente faz calor no norte e no noroeste.
Atenção!!! Mantida a previsão de chuvas mais organizadas, com acumulados mais expressivos de precipitação, entre a quinta, sexta e o sábado no Paraná. A tendência é das chuvas, principalmente na "metade sul" paranaense, ultrapassarem os 100 mm.
www.simepar.br.

Prognósticos de chuva e condições meteorológicas.

Nas figuras em anexo, é possível observar a quantidade de chuva prevista de hoje (25) até sexta-feira (27) por dois modelos numéricos (GFS e MBAR). De certa forma há uma discrepância entre esses prognósticos na localização das chuvas mais fortes, mas ambos sugerem altos acumulados de chuva sobre a Região Sul.
Pelo satélite, observa-se que já temos nuvens de chuva atuando sobre o Paraguai, Argentina e Santa Catarina desde agora. Isto é, as chuvas já começaram a ocorrer em áreas de riso de contribuem para a bacia hidrológica do Paraná.
Para hoje as chuvas mais expressivas ocorrem sobre o rio Chopim e e aproximam-se também do rio Timbó, ou seja, chove mais em Santa Catarina, mas são chuvas que podem trazer problemas para cidades do Paraná (principalmente em União da Vitória).
Destaque para o padrão de escoamento de umidade produzida pelos ventos em níveis intermediários da atmosfera (última figura), e que é indicada em todas as figuras (setas vermelhas) como o deslocamento das chuvas pela Região Sul.
Enfim, as chuvas pode passar dos 100 mm em muitas cidades nos próximos dias; e, conforme os modelos, pode até se aproximarem de 200 mm em alguns pontos entre o sul do PR, oeste/centro-oeste de SC e norte do RS.
Alerta!!! Alto risco de alagamentos e enchentes novamente, princialmente nas áreas do Sul e Sudoeste do Paraná até o próximo fim de semana: os níveis dos rios voltam a apresentar elevação, inclusive o rio Iguaçu.

Logicamente que poderemos ter alteração dos prognósticos, tanto para mais como para menos em relação às chuvas sobre o Paraná por estarmos num estreito limiar ou faixa da ocorrência da precipitação mais intensa. Por isso, recomendamos o acompanhamento dos boletins e avisos meteorológicos e atualizações de alertas.

LIZANDRO OLIVEIRA JACÓBSEN
Meteorologista Simepar