• Criação de Hortas •
18 de agosto de 2014

Oficina Mensal do Bolsa Família tratou sobre a construção de hortas, o plantio hortaliças e legumes em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Equipe da Assessoria de Imprensa / Acervo
As equipes da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Espaço da Cidadania de Boa Esperança do Iguaçu realizaram no mês de julho a Oficina Mensal do Programa Bolsa Família, com a participação das famílias beneficiadas pelo Benefício da Prestação Continuada BPC ou ainda aquelas em situação de risco e vulnerabilidade social.

O Encontro foi realizado no dia 24 de julho de 2014, no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com início as 13:30 horas e contou com a presença de um bom número de participantes apesar das fortes chuvas ocorridas no dia do encontro.

Os participantes assistiram Palestra com a Instrutora Luciana C. Oliveira, Engenheira Agrônoma que abordou sobre noções básicas de horta. A palestra iniciou tratando sobre o consumo de hortaliças e legumes, a origem desses alimentos nas famílias dos participantes e a importância para a saúde no consumo desses alimentos.

Foi tratado ainda com os participantes sobre como fazer a própria horta desde uma área grande de terras, o plantio em vasos e até mesmo em descartáveis. Como fazer os canteiros, que tipo de adubação, a qualidade das mudas e a época do plantio. Foi relatado ainda sobre a necessidade de se voltar a velhos hábitos dos nossos pais e avós o cultivo na propriedade de muitos dos alimentos consumidos, alimentos hoje adquiridos em supermercados ou outros locais sem conhecer a origem, muitas vezes a produção com utilização de agrotóxicos e outros tipos de insumos ou pior ainda o consumo apenas de alimentos industrializados. Informações registradas pela Secretária de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas que fez a abertura do encontro.

No final da atividade após avaliação do encontro foi servido um lanche e feita a distribuição de mudas para cada participante, que levou pra casa as mudas colocadas em recipiente confeccionado durante o encontro utilizando-se material reciclável.

Durante o encontro também foi feita a entrega de certificados as participantes presentes que fizeram o Curso de Qualidade de Vida em Parceria com Senar com a participação de mais de 50 pessoas nas diversas turmas.

E por fim foi convidado as participantes para o bazar beneficente realizado no CRAS do Município nos dias 14 e 15 de agosto. E também registrado sobre encontro com as famílias beneficiárias do Programa Família Paranaense no próximo dia 02 de setembro de 2014, às 14:00 horas, tendo como local o Clube de Idosos do Município encontro em que todas as 50 famílias deverão estar presentes. Informações registradas pela Assistente Social Leonilda Begnine e Simone Regina Cousseau Coletti, Psicóloga do Município.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe da