• Agricultura •
30 de agosto de 2010

Normas do Plano de Safra 2010/2011 foi divulgado em Boa Esperança do Iguaçu

Plano Safra 2010-2011
O Departamento Municipal de Agropecuária e o Instituto Emater de Boa Esperança do Iguaçu reuniram produtores rurais do Município para divulgação das novas normas para a linha de financiamentos do Pronaf Custeio.

Segundo o Diretor do Departamento Valmor Tessaro os produtores presentes puderam se informar sobre as novas normas para o financiamento junto ao Banco do Brasil e outras instituições, visto que estas normas já valem para a safra 2010/2011.

O Encontro que aconteceu no Centro Social da Igreja Matriz e contou com a presença de produtores rurais que irão buscar essas linhas de financiamentos teve também a presença do Técnico da Emater Paraná no Município Valdisio Candido Moreira que lembrou a todos da importância da correta aplicação desses recursos financiados e da fiscalização por órgãos bancários ou do Governo Federal sobre esses recursos que se desviados da correta finalidade pode causar aos produtores problemas de ordem legal, devolução imediata do recurso entre outras sanções que poderão ser aplicadas.

Vale lembrar ainda que intempéries climáticas como seca por exemplo podem comprometer a produção rural e o seguro da lavoura só poderá ser acionado ou pago pelo agente financiador caso a lavoura tenho sido plantada de forma correta e com o devido recursos investido, lembrou o Diretor do Departamento.

Os produtores rurais brasileiros terão R$ 116 bilhões para financiar a safra 2010/2011. O valor é 7,4% maior que o disponibilizado no ciclo passado. Segundo o Ministério da Agricultura que lançou em 08 de junho de 2010 o Plano Agrícola e Pecuário, a agricultura comercial terá R$ 100 bilhões disponíveis, enquanto a familiar terá R$ 16 bilhões. Já a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras diz que esse valor será insuficiente e que seriam necessários R$ 140 bilhões, portanto R$ 40 bilhões a mais do que o liberado pelo Governo Federal.
Fonte: Acessoria de Imprensa