• Manifesto: Recuperação BR 373 •
03 de novembro de 2014

Prefeito Claudemir Freitas participou de ato que cobra celeridade na recuperação da BR 373 entre Chopinzinho e Candói

Jornal de Beltrão - Niomar Pereira e da Internet
Prefeitos da região Sudoeste do Paraná visitaram na sexta-feira, 31 de outubro de 2014, as obras da BR 373, entre os municípios de Chopinzinho e Candói, para verificar o andamento dos trabalhos. O trecho está interditado desde junho deste ano devido a estragos causados pelas chuvas. A rodovia é uma das principais ligações com a capital do Estado. Participaram o prefeito Claudemir Freitas de Boa Esperança do Iguaçu e os Prefeitos e Secretários de Ampere, Bom Jesus do Sul, Pranchita, Salgado Filho, Salto do Lontra, São João e Santo Antônio do Sudoeste. Foi um ato simbólico e que teve como objetivo demonstrar o quanto a população anseia pela liberação da rodovia.

O presidente da Amsop e prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortiña, disse que os prefeitos e lideranças políticas estão unidos no Sudoeste para cobrar a liberação o quanto antes da pista. "Verificamos que as obras estão a todo vapor e que dentro do prazo estabelecido pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que é dia 23 de dezembro, as obras serão liberadas." De acordo com ele, a rodovia BR 373 constitui um dos principais pontos de ligação dos municípios da região com Curitiba e também uma rota importante para transportar da produção agropecuária que segue para o Porto de Paranaguá.

Enquanto não é liberada a BR 373, os motoristas estão tendo que desviar por rotas alternativas. Uma delas é por um desvio por estrada de chão na própria BR 373 com cerca de 12 quilômetros. Embora não seja permitido, muitos veículos pesados estão utilizando a estrada, piorando as condições de trafegabilidade para os carros menores. Outra opção para quem tem que ir a Curitiba é seguir por Chopinzinho, Sulina, Saudade do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul até a BR 277. Também é possível seguir por Mangueirinha, passando pelas PRCs 281, 459 e 662, pela Usina de Salto Segredo.

O engenheiro Iziquia Constantino, representante da Castellar Engenharia, empresa responsável pelas obras, falou que há todo "interesse, orientação e ordem" para que a equipe atenda o prazo previsto. "A rodovia dentro dos padrões estará liberada até o prazo, quem sabe poderemos até surpreendê-los. Começamos dia 23 de julho e queremos entregar dia 23 de dezembro. A parte técnica será concluída em 15 dias e depois restarão os trabalhos manuais." Segundo Iziquia, desde que foi construída a pista sempre apresentou problemas. "Neste último caso houve um solapamento em virtude do excesso de água e da falta de drenagem."

A empreiteira retirou todo o solo até dois metros de profundidade, fez uma nova drenagem e um muro de contenção. A Castellar tem dois contratos que juntos somam R$ 45 milhões para recuperar a via. ?Não estamos tendo nenhuma dificuldade financeira, mas sim de ordem técnica. Por ser um trabalho altamente especializado é necessário que haja mão de obra qualificada.? A obra tem um parque de máquinas especializadas que consomem por semana 20 mil litros de diesel. São mais de 200 operários contratados e foram necessários 72 quilômetros de perfurações em rochas. Há outro trecho da BR 373, antes da ponte, no município de Chopinzinho, que também está com as obras dentro do cronograma. Estão sendo investidos mais R$ 14 milhões, com execução da Dalba Engenharia. A passagem de veículos neste pedaço está liberada em meia pista.

Ademir Ribeiro / Assessor e Niomar Pereira do Jornal de Beltrão
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações de Niomar Per