• Formatura Proerd: 56 Alunos •
11 de novembro de 2014

Escola Clóvis Cunha Vianna formou mais 56 alunos no Programa de Resistência às Drogas em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos Daiara Danielski - Assessoria de Imprensa /
Em solenidade que contou com a presença de diversas autoridades, mais 56 alunos que freqüentam o 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna no município de Boa Esperança do Iguaçu formaram-se nesta quarta-feira, 05, pelo Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A solenidade foi no Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida.

Trata-se de um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal. O programa também busca desenvolver uma atitude positiva em relação às autoridades e o respeito às leis.

O prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Claudemir Freitas foi representado pelo Secretário de Finanças Juliano Pansera que lembrou que o programa foi implantado ainda no primeiro mandato em 2009 da atual administração. “Esta é a sexta formatura do Proerd em Boa Esperança do Iguaçu, fruto de uma grande parceria com a Polícia Militar do Estado do Paraná. Consideramos este um excelente programa, que repassa muitas informações e conhecimentos aos nossos adolescentes, mostrando-lhes o que é certo e errado” e acrescentou “penso também que os pais têm papel fundamental na educação de seus filhos, afinal o que ensinamos, ou deixamos de ensinar hoje é o que eles farão no amanhã” finalizou posicionando os presentes sobre a responsabilidade de cada uma das partes, dos pais e da família, do poder público e da Polícia Militar – Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.

O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles – EUA e o Distrito Escolar daquela cidade. O projeto na sua implantação obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como também em mais de 50 países conveniados.

Os instrutores, que são policiais fardados e auxiliados pela cartilha PROERD, contam com a ativa participação dos professores, direção e equipe educacional do Município, os quais atuam como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula e dos pais que alcançam o programa na família. Pelo 6º ano consecutivo a Instrutora da turma no Município foi a Soldado Vania Giselli Krause que estava acompanhada dos instrutores do Programa que atuam na região, Soldados Volnei e Tatiane Instrutores em Barracão e Soldado Anater Instrutor em Salto do Lontra.

Participaram da formatura em Boa Esperança do Iguaçu ainda, o Sargento Juliano Bandeira que representou o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária que tem como Comandante o Tenente Coronel Ronaldo de Abreu; o Vereador Osni Raupp que representou a Câmara, a Diretora da Escola Roseni Silva de Campos Prodocimo, a Diretora Municipal de Educação Ivanilde Vachin Pretto, o Conselheiro Adriano Goularte que representou o Conselho Tutelar, Secretários e Diretores Municipais, Servidores Públicos em especial os ligados à área da educação, pais, alunos e convidados.

Ao final da formatura foi servido a todos um delicioso coquetel, além da entrega de lembranças a Instrutora Vania Krause e as alunas que se destacaram nas redações que fizeram durante as aulas do Programa.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe da