• EMATER •
03 de julho de 2006

50 anos da EMATER são comemorados com homenagens a produtores

Vereadores, Produtores homenageados, Técnico da Em
A Emater – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural comemorou 50 anos de criação e em Boa Esperança do Iguaçu o aniversário foi lembrado em evento na Câmara Municipal de Vereadores realizado recentemente e que homenageou os produtores Deonildo A. Vachin – Morro Azul, Vilmar Riconi – Nossa Senhora do Carmo e Nereu Rufatto – Cerro Azul que foi representado pela filha Ivanete Rufatto Trindade, que receberam a homenagem pela ativa participação junto aos Conselhos ligados ao setor da agricultura os quais representam todos os demais que fazem parte do Conselho Municipal do Programa Paraná Biodiversidade, Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Na ocasião em que estiveram presentes todos Vereadores do Município além de lideranças, convidados e Comunidade em Geral o Técnico da Emater no Município Arnildo José Sganzerla apresentou um histórico da Emater desde a sua criação em 20 de maio de 1956, tendo em vista convênio firmado entre o Brasil e os Estados Unidos e era denominado Escritório Técnico de Agricultura – ETA – Projeto 15. Mais tarde em 04 de Dezembro de 1959 diversas entidades ligadas ao setor agrícola reconhecendo a importância de um órgão dessa natureza e com a extinção do ETA criaram a ACARPA – Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná, ligada a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB.

Em 1977, pela Lei 6.969 era criado a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER – Paraná com a finalidade de dar continuidade aos serviços prestados pela ACARPA que inicia processo de extinção. E em 23 de dezembro de 2005 passou a chamar-se Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater.

No Município de Boa Esperança do Iguaçu segundo o Prefeito Antonio Udcenski convenio firmado com a entidade no valor de R$ 9.180,00 (nove mil cento e oitenta reais) garante atendimento 02 vezes por semana, não é o suficiente, mas o possível neste momento garante o prefeito.

Na ocasião do evento foi apresentado relatório juntamente com o Departamento Municipal de Agropecuária das atividades realizadas nos primeiros quatro meses desse ano, onde foram citados eventos participados por produtores do Município, recursos liberados pelo Paraná Biodiversidade para 32 produtores no valor de R$ 80.000,00 para construção de cercas. Perícias para Proagro, distribuição de sementes, liberação de R$ 293.000,00 sendo que R$ 36.400,00 ficam no município tendo em vista os rebates do Programa e ainda outras atividades desenvolvidas pelos Conselho de Sanidade Agropecuária e de Desenvolvimento Rural além do Pronaf Custeio que já esta com as inscrições abertas e beneficia um grande número de pequenos agricultores finalizou Arnildo.